Tem início a colheita do arroz no Rio Grande do Sul

Da Radioagência NP O tempo bom dos últimos dias no Rio Grande do Sul possibilitou o início da colheita de arroz. Até o momento, 3% da área plantada já foi colhida de acordo com o levantamento semanal da Emater. A maioria das lavouras são as cultivadas com variedades de ciclo curto. A produtividade tem sido considerada satisfatória, com destaque às regiões de Quaraí e Uruguaiana, na Fronteira Oeste, em que a média inicial é de 8 toneladas por hectare.

Da Radioagência NP

O tempo bom dos últimos dias no Rio Grande do Sul possibilitou o início da colheita de arroz. Até o momento, 3% da área plantada já foi colhida de acordo com o levantamento semanal da Emater. A maioria das lavouras são as cultivadas com variedades de ciclo curto. A produtividade tem sido considerada satisfatória, com destaque às regiões de Quaraí e Uruguaiana, na Fronteira Oeste, em que a média inicial é de 8 toneladas por hectare.

No entanto, as estimativas de perdas com as enxurradas e de quebra na produção prosseguem altas. Dados do Instituto Riogrande do Arroz (Irga), apontam que as cidades de Agudo, Cachoeira do Sul e Restinga Seca, na região Central do Estado, calculam perder a metade da safra. Em relação ao ano passado, o Rio Grande do Sul deve colher cerca de 1 milhão de hectares a menos.

Os preços também não são tão animadores aos agricultores. A saca de 50kg do arroz foi vendida, na semana a R$ 30,05, uma queda de 5,1% em relação à semana anterior. Nesta safra, a área semeada no Rio Grande do Sul foi de pouco mais de 1,084 milhão de hectares.