Camponesas do Ceará ocupam Nufarm

Confira abaixo trechos do panfleto produzido pelas mulheres. No anexo, veja a versão completa. QUEM É A EMPRESA NUFARM ?

Confira abaixo trechos do panfleto produzido pelas mulheres. No anexo, veja a versão completa.

QUEM É A EMPRESA NUFARM ?

A NUFARM é uma empresa transnacional, com sede na Austrália, instalada no Brasil, com fábrica no Estado do Ceará, e lidera atualmente o ranking da 8ª maior empresa no volume de vendas de agrotóxico no mundo. A empresa atua em mais de 100 países, com 14 fábricas. A entrada no mercado brasileiro ocorreu com a compra da empresa AGRIPEC e Farmacêutica. Seus produtos químicos destinam-se as culturas de citrus, cana, café, milho, tomate, feijão, soja, algodão, batata e pastagens. Desses, 60 % está destinado ao cultivo de soja.
A Nufarm produz 18 tipos de venenos, sendo que o mais vendido deles é o Glifosato (veneno usado na agricultura para fazer capina química). Estudos comprovam que os efeitos desse produto no organismo humano alteram o feto e o embrião, e contaminam o leite materno.
Além do Glifosato, a empresa manipula contaminantes secundários como o Dimetil disulfeto e o Dimetil Sulfato, este último comprovado como cancerígenos em animais (e ainda em estudo sobre os fatores cancerígenos em humanos). Alem disso provocam efeitos no ar e contaminação das águas, inclusive do subsolo.
Em Novembro de 2009, a ANVISA apreendeu 2,3 milhões de litros de agrotóxicos adulterados da NUFARM Indústria Química e Farmacêutica de Maracanaú, CE. Só as multas da empresa podem chegar a 1 milhão e meio de reais.
Além disso, foram encontradas inúmeras irregularidades na importação, produção e comércio de produtos agrotóxicos, como por exemplo, substancias para reduzir o odor e até mesmo “perfumar” os produtos, como forma de adulterar a fórmula na intenção de disfarçar o mau cheiro. Quatro toneladas do agrotóxico Endossulfan também foram apreendidas porque a embalagem não continha identificações obrigatórias sobre o produto.

DENÚNCIAS DOS MORADORES DE MARACANAÚ SOBRE A NUFARM

Os moradores do bairro Novo Maracanaú, vem sofrendo com a poluição ambiental causada pela manipulação de produtos da empresa bem como o descaso aos direitos humanos e a perseguição jurídica à entidades e pessoas que fazem estudos sobre a atuação da empresa.
A poluição ambiental causada pelos agentes químicos da Empresa Nufarm, causa gravíssimos problemas à população vizinha, principalmente aos moradores do Conjunto Novo Maracanaú, Coqueiral, Piratininga, Jereissati, DI 2000, Santo Sátiro e Acaracuzinho. Essas comunidades sofrem constantemente com o odor insuportável e os problemas de saúde como: dor de cabeça, enjôo, alergia na pele, queimação dos olhos e narinas, problemas respiratórios, bronquites, pneumonias, anemias, câncer e leucemia mielóide aguda decorrentes das atividades nocivas da empresa.
A luta das comunidades do entorno aonde está instalada a fabrica A partir de solicitação do Ministério Público, a UFC (Universidade Federal do Ceará) realizou um estudo dos impactos da Empresa sobre a saúde dos moradores locais e constatou irregularidades cometidas pela empresa, especialmente no uso de contaminantes como o Glifosato e Dimetil. O resultado foi alarmante e impedido por pressão da empresa de ser divulgado.

O PAPEL DO ESTADO E DO GOVERNO PARA INSTALAÇÃO DA NUFARM NO CEARÁ

Vários fatores contribuem para a instalação da Empresa Nufarm no Estado do Ceará e o Governo tem se tornado um forte aliado desse setor no Brasil e no Ceará. Alguns desses fatores:

a) A falta de rigoroso cumprimento da legislação ambiental e sanitária, incluindo a fiscalização e das ações das empresas de agrotóxicos e seu uso.
b) a mão- de- obra barata dos trabalhadores das trabalhadoras
c) o financiamento público estadual e federal com incentivos fiscais para a instalação e desenvolvimento das atividades da empresa no nosso Estado.
O governo está usando o dinheiro público para bancar o envenenamento da população pobre.

DIANTE DISSO, O MÍNIMO QUE PODEMOS FAZER É NOS PERGUNTAR qual é o real custo social, ambiental e de saúde desta grande produção ‘aditivada’ com agroquímicos. Quem arca com as conseqüências e quem realmente paga por isto? Os agrotóxicos e os transgênicos não servem para matar a fome do povo, e sim para matar a fome de lucro das empresas do agronegócio. Esses produtos envenenam as terras, as águas e principalmente as pessoas.

Ao mesmo tempo, são desconsiderados os caminhos alternativos e modos de desenvolvimento voltados para a igualdade social e a justiça ambiental que nossos movimentos têm proposto a partir de suas práticas concretas nos territórios que se pautam pela construção de Soberania Alimentar.

A luta contra as empresas de agrotóxicos é uma luta de toda a população cearense e brasileira em defesa de nossa soberania alimentar e de uma vida saudável. A vida e a saúde da população estão ameaçadas! E temos o dever de protegê-las contra essa ameaça! O que está em jogo é a disputa entre dois projetos de agricultura. De um lado, o AGRONEGÓCIO e de outro a AGROECOLOGIA.

Por isso, nos mobilizamos para defender a agroecologia, a biodiversidade, a agricultura camponesa cooperada, a produção de alimentos saudáveis, a Reforma Agrária, os direitos previdenciários, a saúde e educação gratuita e de qualidade para todos. Assim como para defender a terra, a água e as sementes como bens da natureza a serviço dos seres humanos e da classe trabalhadora.

Exigimos:
– Que os órgãos governamentais e jurídicos (como a SEMACE, IBAMA, ANVISA, etc.) cumpram de fato o seu papel de monitorar e de punir as empresas que cometem irregularidades;
– Suspensão de todos os incentivos fiscais e créditos subsidiados para as empresas que cometem crimes ambientais e sociais;
– Divulgação e ampliação dos estudos e pesquisas existentes nas Universidades, como forma de medir os impactos sociais e ambientais e esclarecer a população sobre os riscos;
– Retirada imediata da empresa NUFARM do Conjunto Novo Maracanaú, do Estado do Ceará e do Brasil;
– Suspensão da produção, comercialização e utilização de agrotóxicos;
– Recuperação ambiental das áreas afetadas pelos agrotóxicos;
– Proibição imediata da produção e comercialização de produtos transgênicos;
– Desapropriação das terras com crime ambiental e destinação imediata para a Reforma Agrária;
-Créditos de apoio a produção agroecológica de alimentos produzidas pela agricultura camponesa;

Nos comprometemos:
A lutar por justiça ambiental, pela reforma agrária, e em defesa da agricultura camponesa.
A desenvolver formas de uso sustentável dos recursos naturais e experiências que contribuam para a construção de um novo projeto para o campo brasileiro baseado na AGROECOLOGIA.
A lutar pela recuperação, preservação e multiplicação das plantas medicinais e sementes crioulas, em defesa da biodiversidade, da água e pelo direito de decidir sobre nossa vida, nossos alimentos, e nossa saúde.
A denunciar e combater permanentemente todas as formas de violação dos direitos sociais e os crimes ambientais cometidos pelas empresas transnacionais.