Sem Terra se mobilizam por escolas itinerantes em quatro municípios gaúchos

Famílias Sem Terra protestam nesta tarde (29/3) em frente aos prédios do Ministério Público Estadual (MPE) nas cidades de Porto Alegre e Palmeira das Missões, contra o fechamento das escolas itinerantes. Em Palmeira das Missões, um grupo de traablhadores Sem Terra faz manifestação também em frente à Coordenadoria Regional de Educação (CRE). As famílias exigem a reabertura das escolas, fechadas em fevereiro do ano passado pelo governo estadual, a partir de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado com o Ministério Público Estadual (MPE).

Famílias Sem Terra protestam nesta tarde (29/3) em frente aos prédios do Ministério Público Estadual (MPE) nas cidades de Porto Alegre e Palmeira das Missões, contra o fechamento das escolas itinerantes.

Em Palmeira das Missões, um grupo de traablhadores Sem Terra faz manifestação também em frente à Coordenadoria Regional de Educação (CRE). As famílias exigem a reabertura das escolas, fechadas em fevereiro do ano passado pelo governo estadual, a partir de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado com o Ministério Público Estadual (MPE).

O fechamento das escolas itinerantes afetou 280 crianças acampadas em todo o RS. Na época em que assinou o TAC, o MPE se comprometeu em fiscalizar o cumprimento do acordo pelo governo estadual, o que não está acontecendo, já que na cidade de São Gabriel 100 crianças acampadas estão sem aula.

Outras 300 crianças já assentadas também estão sem aula na cidade. Em outros acampamentos no RS, as crianças que têm aula precisam viajar quilômetros para estudar na cidade, afetando a aprendizagem. O MPE não tomou nenhuma providência em relação a estes fatos, que desrespeitam o
direito de acesso dos jovens à educação e de qualidade.

MANIFESTAÇÕES

Pela manhã, cerca de 100 trabalhadores Sem Terra protestaram em frente à Secretaria Estadual de Educação (SEC), em Porto Alegre, contra o fechamento das escolas itinerantes (veja foto).

Famílias Sem Terra também protestam em frente ao Ministério Público Estadual (MPE) em Santa Maria. Ato semelhante deve ocorrer ainda hoje na cidade de Passo Fundo.

Crédito da foto: Leandro Silva