Caravana denuncia crimes da Vale no Norte do país

Por Reynaldo Costa Organizado pelo movimento Justiça nos Trilhos, a Caravana dos Povos do Maranhão e Pará foi lançada com o objetivo de mostrar as injustiças da mineradora Vale e lutar em favor das comunidades atingidas pelos grandes projetos da empresa no Pará e em outros estados brasileiros, além de preparar terreno para a realização do I Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale , que acontece de 13 a 15 de abril no Rio de Janeiro.

Por Reynaldo Costa

Organizado pelo movimento Justiça nos Trilhos, a Caravana dos Povos do Maranhão e Pará foi lançada com o objetivo de mostrar as injustiças da mineradora Vale e lutar em favor das comunidades atingidas pelos grandes projetos da empresa no Pará e em outros estados brasileiros, além de preparar terreno para a realização do I Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale , que acontece de 13 a 15 de abril no Rio de Janeiro.

A Caravana, que se iniciou na Vila dos Cabanos, em Barcarena (Pará) na última terça-feira (6/4), passou ontem (8/4) por Marabá, no sul do estado, com destino à Açailândia, no Maranhão.

Por onde a Caravana passa, protestos pacíficos e plenárias são realizadas com o intuito de debater o modelo de mineração aplicado pela empresa. Em Açailândia, neste sábado (10/4), a partir das 9h, uma grande audiência pública será realizada na câmara de vereadores do município. À tarde, o grupo segue para o Assentamento Califórnia, organizado pelo MST, onde haverá mais manifestações. O Assentamento tem uma longa luta contra projetos da Vale que vêm prejudicando a vida da comunidade.

O “Justiça nos Trilhos”, que surgiu durante o Fórum social Mundial de 2009 em Belém (PA), é coordenado pelos Missionários Combonianos, Fórum Carajás, Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, Sindicato dos Ferroviários (Pará, Maranhão e Tocantins), Cáritas (MA), Central Única dos Trabalhadores (CUT-MA) e GEDMMM – Grupo de estudo de Direito Internacional do Meio Ambiente.

Outra Caravana está sendo realizada em Minas Gerais, reunindo povos das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Todos se encontrarão no Rio de Janeiro, durante o Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale.