Juventude do MST promove Acampamento Pedagógico no Pará

Desde 2006, quando o massacre de Eldorado do Carajás completou 10 anos, o MST realiza no Pará o Acampamento Pedagógico da Juventude Camponesa, com diversas atividades. Neste ano, em sua quinta edição, o Acampamento acontece desde o último sábado (10/4) na entrada do assentamento 17 de abril (PA 275), onde hoje estão assentadas as 699 famílias que conquistaram a terra logo após o massacre.

Desde 2006, quando o massacre de Eldorado do Carajás completou 10 anos, o MST realiza no Pará o Acampamento Pedagógico da Juventude Camponesa, com diversas atividades.

Neste ano, em sua quinta edição, o Acampamento acontece desde o último sábado (10/4) na entrada do assentamento 17 de abril (PA 275), onde hoje estão assentadas as 699 famílias que conquistaram a terra logo após o massacre.

O Acampamento conta com a participação de 250 jovens do MST, FETAGRI e jovens convidados da UES (União dos Estudantes do Ensino Superior de Santarém), que todos os dias fazem estudos sobre a realidade da juventude, sexualidade e saúde, educação, cultura e comunicação mescladas com trabalhos práticos como o embelezamento do Acampamento e a construção de uma réplica do monumento das castanheiras na entrada do assentamento.

Durante as tardes, são realizadas oficinas de poesias, sala de leitura, teatro, capoeira, danças regionais, e no final do acampamento será apresentada toda a produção resultante de tais oficinas.

Todos os dias a rodovia PA 275 é interditada às 17h30 (hora do início do massacre) por 19 minutos, em lembrança aos 19 militantes assassinados na curva do “S” pela Polícia Militar do estado do Pará.

As noites são reservadas para exibição de filmes, reuniões dos coletivos de juventude e cultura e apresentações dos grupos culturais formados pela juventude dos acampamentos e assentamentos do MST do estado.

No dia 17 de abril será realizada uma grande marcha, que sairá da entrada do assentamento até a curva do “S” (cerca de 10 km de distância) onde acontecerá um ato ecumênico-político, para marcar o encerramento do Acampamento.

Acampamento em Belém tem início nesta sexta

Na capital, Belém, será montado um grande acampamento na Praça Mártires de Abril de 16 a 20 com 1000 pessoas. A jornada com o tema: “LUTA POR REFORMA AGRÁRIA E JUSTIÇA SOCIAL” será uma ação construída coletivamente pelos diversos movimentos e organizações sociais existentes nas regiões norte e nordeste do Estado, com a participação dos trabalhadores do Movimento dos Ribeirinhos das Ilhas e Várzeas de Abaetetuba – MORIVA, MSTU (Movimento Sem Teto Urbano), MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) e Consulta Popular.

Programação

Tradicionalmente realizado em Belém, o Acampamento terá em sua programação a Assembléia Popular, com objetivo de debater os desafios dos movimentos sociais na Amazônia e a construção de um Projeto Popular, a criminalização dos movimentos sociais e os modelos de desenvolvimento para Amazônia e contra a construção da UHE de Belo Monte. O MST também reivindicará suas demandas para as áreas de acampamentos e assentamento junto aos órgãos públicos.