MST faz ato por Reforma Agrária no Rio de Janeiro nesta terça

Nesta terça-feira (20/4), às 12h, trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra que ocupam o Incra do Rio de Janeiro promovem um ato de apoio à Reforma Agrária. O ato faz parte da Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária, que este ano traz o lema ‘Lutar não é crime’. Segue abaixo a convocatória para o ato. ÀS ENTIDADES E PESSOAS AMIGAS DO MST

Nesta terça-feira (20/4), às 12h, trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra que ocupam o Incra do Rio de Janeiro promovem um ato de apoio à Reforma Agrária. O ato faz parte da Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária, que este ano traz o lema ‘Lutar não é crime’.

Segue abaixo a convocatória para o ato.

ÀS ENTIDADES E PESSOAS AMIGAS DO MST

Estamos em luta pela Reforma Agrária: em memória dos 19 companheiros assassinados no Massacre de Eldorado de Carajás, durante operação da Polícia Militar, no município de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996. O dia 17 de abril, data do massacre, tornou-se o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. Depois de 14 anos, não se resolveu os problemas dos conflitos no campo, os trabalhadores continuam sendo alvo da violência dos fazendeiros e da impunidade da justiça.

Ao longo do mês, o MST intensifica suas manifestações, com ocupações de terras, ações em prédios públicos e protestos contra a ampliação da concentração de terras no país e a expansão do agronegócio.

No último século mais de 50 milhões de pessoas foram expulsas do campo brasileiro, devido à concentração das terras pelo latifúndio. E para onde foram estes trabalhadores? Para as áreas das grandes cidades como as encostas dos morros e as várzeas dos rios. Hoje, a situação das grandes cidades está precária e a população sofre com enchentes, falta de moradia e trabalho. Por isso se faz necessário a reforma agrária como uma alternativa para os trabalhadores que foram expulsos do campo.

Lutamos por uma Reforma Agrária que garanta a distribuição da terra e da riqueza, assim como a mudança do modelo de desenvolvimento que deve estar voltado para a produção de alimentos saudáveis para a sociedade.

O governo não vem realizando a Reforma Agrária, o número de famílias assentadas é cada vez menor desde 2005. Por isso, exigimos:

– Ampliação do orçamento do Incra para a Reforma Agrária

– Assentamento das 90 mil famílias acampadas em todo Brasil

– Recursos e investimentos públicos nos assentamentos (crédito para produção, habitação, educação e saúde)

LOCAL: prédio do DETRAN (novo local do INCRA) Av. Presidente Vargas com Rua da Conceição no Centro.

HORÁRIO: 12h

DIA: 20 de Abril