Comunicadores se unem pela Reforma Agrária em Brasília

Na noite desta terça-feira (26/4), o auditório do sindicato dos metroviários do Distrito Federal, em Brasília, ficou pequeno para reunir 96 comunicadores, militantes da reforma agrária e da sociedade civil no lançamento da Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária de Brasília.

Na noite desta terça-feira (26/4), o auditório do sindicato dos metroviários do Distrito Federal, em Brasília, ficou pequeno para reunir 96 comunicadores, militantes da reforma agrária e da sociedade civil no lançamento da Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária de Brasília. O ato reuniu representantes de mais de 30 entidades da sociedade civil empenhadas em apoiar publicamente a reforma agrária e promoveu o debate sobre o papel da grande mídia na criminalização dos movimentos sociais, as relações entre a grande imprensa e o agronegócio e a ofensiva conservadora de entidades da agricultura patronal.

Como convidado, o jornalista da Carta Capital Leandro Fortes abordou a importância da rede para a divulgação de informações que não são publicadas na grande mídia. “A importância fundamental da rede é ser uma contraposição a uma rede maior que existe há muito mais tempo que é a rede de comunicadores contra a reforma agrária. E a reforma agrária está na origem da solução dos problemas mais graves da sociedade brasileira que é a violência no campo, a violência nas cidades e a disfunção social. Então a importância da rede é apresentar soluções para um problema que o Brasil ainda não conseguiu resolver”.

Leandro declarou seu apoio à iniciativa e destacou a importância da articulação e da blogosfera como espaço de resistência. “Durante muito tempo queríamos construir uma mídia alternativa. Este lançamento mostra que esta rede é mais que isto, é uma forma de construirmos uma alternativa à mídia”.

O cientista social e pesquisador do Instituto de Estudos socioeconômicos, Eldécio Vigna, identificou, por sua vez, como o agronegócio e o latifúndio sempre dispuseram de amplos recursos públicos e da capacidade de pressão dos deputados da bancada ruralista. “Através de pesquisas e da busca de informações públicas sobre o orçamento, temos uma poderosa ferramenta para desmascarar falsos dados e divulgar para a sociedade desmando e autoritarismos deste setor da sociedade.”

Já o professor da Faculdade de Comunicação Social da Unb e jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Fernando Oliveira Paulino, destacou a importância da comunicação pública como contraponto aos abusos dos grupos econômicos da mídia e destacou ainda a importância da presença dos estudantes de jornalismo presents no lançamento. “Na década de 30, Roquete Pinto já vislumbrava a potencialidade do rádio e, ao mesmo tempo, Austragésilo de Ataíde alertava para a força política e econômica que os donos da mídia possuem na sociedade”.

A Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária é um coletivo de comunicadores e entidades empenhados em defender a reforma agrária no país e se contrapor a falsas versões sobre fatos relativos ao tema. Para ter uma outra visão sobre a reforma agrária acesse: www.reformaagraia.blog.br

Assista abaixo ao vídeo com a exposição do jornalista Leandro Fortes, do blog “Brasília, eu vi” e da revista Carta Capital, que participou da atividade: