Lutas da classe trabalhadora são retratadas em exposição

A Exposição de Fotografias “O Mundo do Trabalho em Imagens", da pesquisadora Maria Ciavatta, será inaugurada nesta quarta-feira (28/4). Na atividade, será realizado o debate "O 1º de maio e os direitos dos trabalhadores", às 18h, no Centro Cultural da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. A exposição é uma realização do Programa de Pós Graduação em Educação e do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação(NEDDATE) /Universidade Federal Fluminense e da UERJ.

A Exposição de Fotografias “O Mundo do Trabalho em Imagens”, da pesquisadora Maria Ciavatta, será inaugurada nesta quarta-feira (28/4). Na atividade, será realizado o debate “O 1º de maio e os direitos dos trabalhadores”, às 18h, no Centro Cultural da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

A exposição é uma realização do Programa de Pós Graduação em Educação e do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação(NEDDATE) /Universidade Federal Fluminense e da UERJ.

No evento, serão vendidos livros sobre Fotografia, Trabalho e Educação e a renda será doada à Escola Nacional Florestan Fernandes e ao MST.

Segue abaixo o convite da exposição.

[img_assist|nid=9751|title=Convite exposição Mundo do trabalho em imagens|desc=|link=none|align=right|width=451|height=640]

Depois do “sindicalismo de resultados”, ficou meio démodé comemorar o 1o. de maio para lembrar as lutas de resistência dos trabalhadores no início do século passado, quando não havia sindicatos reconhecidos, nem direitos trabalhistas assegurados; quando eram comuns as jornadas de 12 a 16 horas ou mais de trabalho, quando mulheres e crianças pobres, muito pequeninas eram chamadas a desempenhar, com a habilidade de seus dedos, tarefas de risco no funcionamento das máquinas têxteis, em ambientes insalubres.

Mas havia resistência dos trabalhadores, manifestações políticas, mobilizações reivindicando melhores salários e melhores condições de trabalho, havia jornais operários e lideranças empenhadas na formação das classes operárias. Foi a greve geral de 1917, as organizações anarquistas e anarco-sindicalistas e, a partir dos anos 20, comunistas, que forçaram a negociação da regulamentação das relações de trabalho a partir dos anos 30. É bom não esquecer que os parcos direitos que temos hoje, no Brasil, e que, sob o edulcoramento da flexibilidade, vêm sendo retirados dos “colaboradores”, começaram com essas antigas lutas. “O passado tem um coração antigo” foi a legenda da comemoração dos 100 anos do sindicalismo italiano em 1993…

Será um prazer contar com sua presença na Abertura da Exposição de Fotografias “O Mundo do Trabalho em Imagens”, originada em pesquisa (1900-1930) que venho realizando sobre trabalho e trabalhadores.

Tema do debate por ocasião da Abertura: “O 1o. de maio e os direitos dos trabalhadores”,
com Cleier Marconsin/ASDUERJ, Ines Stampa/Arquivo Nacional e Marilda Iamamoto/FSS-CEOI-UERJ.

A Exposição permanece até 30 de maio, no Centro Cultural da UERJ.

Estarão sendo vendidos livros sobre Fotografia, Trabalho e Educação com descontos (cerca de 40%) para a doação à Escola Florestan Fernandes / MST

Realização – PPG-Ed / Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação(NEDDATE) /UFF
Promoção – FSS / Centro de Estudos Octavio Ianni (CEOI) / UERJ
Apoio – Departamento Cultural (DeCult) / SR3 / UERJ