Assentamento de Sumaré faz 25 anos e atrai 3 mil pessoas

De Todo Dia A 25ª festa de aniversário do Assentamento 2, realizada no fim de semana, em Sumaré, surpreendeu os organizadores do evento. No sábado, cerca de 3 mil pessoas estiveram presentes no show da Banda Rancho. A expectativa de público era ainda maior, segundo o presidente da Amaas 2 (Associação de Agricultores e Moradores do Assentamento 2), Luis Sinézio da Silva. “Não estávamos esperando este público, mas superou todas as nossas expectativas. Bateu todas as outras edições, que registravam média de 1,5 mil pessoas.”

De Todo Dia

A 25ª festa de aniversário do Assentamento 2, realizada no fim de semana, em Sumaré, surpreendeu os organizadores do evento.

No sábado, cerca de 3 mil pessoas estiveram presentes no show da Banda Rancho. A expectativa de público era ainda maior, segundo o presidente da Amaas 2 (Associação de Agricultores e Moradores do Assentamento 2), Luis Sinézio da Silva.

“Não estávamos esperando este público, mas superou todas as nossas expectativas. Bateu todas as outras edições, que registravam média de 1,5 mil pessoas.”

A festa foi realizada no próprio assentamento, no km 2,5 da Rodovia Teodor Cundiev – que liga Sumaré a Hortolândia.

Para Sinézio, o sucesso da 25ª edição pode ser explicado por três fatores. “Primeiro que a divulgação foi muito maior em sites e na mídia. Segundo, a própria data em si (25 anos) já pode ser considerada um marco. Terceiro, porque não concorremos diretamente com o rodeio de Hortolândia, que acontecia simultaneamente nas outras edições. Isso tudo ajudou a elevar o público”, analisou.

Para o tesoureiro da Amaas, Antônio Segura, a festa ainda teve um motivo mais que especial. “Estamos inaugurando a conquista de nosso barracão. Esta é a primeira festa em que utilizamos ele, pois acabou de ficar pronto”, afirmou.

Uma das pioneiras no assentamento, Teresa Correia de Melo, 80, afirmou que a edição deste ano estava mais emocionante que todas. “Cheguei aqui em 1984 e pude acompanhar toda a evolução do assentamento. Estou animada e acho que esta edição está bem diferente das outras. Está mais emocionante.”

No cardápio da festa, caldo de mandioca, frango assado, tapioca, bolo e acarajé. Entre as atividades mais aguardadas ontem, estavam o torneio de futebol (infanto-junevil e adulto), com entrega de troféus aos vencedores, e um animado bingo, que sorteou prêmios de R$ 1 mil e R$ 500 para primeiro e segundo lugares, respectivamente, e uma leitoa e uma bicicleta para terceiro e quarto lugares.

Sinézio lembrou que a conquista das terras teve início no dia 17 de maio de 1985 e deve ser sempre comemorada. “A luta não pode acabar. Não podemos deixar de celebrar, sempre temos de lembrar.”