Deputado questiona consultoria da CNA em relatório

Da Agência Câmara O deputado Ivan Valente (Psol-SP) questionou há pouco a informação publicada hoje pelo jornal O Estado de S.Paulo, de que uma consultora da Frente Parlamentar da Agropecuária, que seria ligada à Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), teria colaborado na formulação do parecer do relator, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).


Da Agência Câmara

O deputado Ivan Valente (Psol-SP) questionou há pouco a informação publicada hoje pelo jornal O Estado de S.Paulo, de que uma consultora da Frente Parlamentar da Agropecuária, que seria ligada à Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), teria colaborado na formulação do parecer do relator, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Ao abrir a reunião da comissão especial que analisa as modificações no Código Florestal (PL 1876/99), Valente perguntou quem participou da elaboração do parecer e também por que não foram realizadas todas as audiências públicas aprovadas pela comissão. Rebelo respondeu que o relatório foi elaborado com a participação de quatro integrantes da Consultoria Legislativa da Câmara. O relator afirmou que a versão elaborada nesse processo é exatamente a que ele apresentará.

O relator explicou que foram ouvidas todas as entidades e instituições ligadas à área. Ele afirmou que também recebeu em seu gabinete todos aqueles que o procuraram para discutir o parecer. Rebelo contou ainda que procurou consultorias e informações de inúmeras instituições.

Informação na internet

Com relação à consultoria, Rebelo esclareceu que pagou R$ 5 mil à advogada Samanta Piñeda para a realização de trabalhos que não poderiam ser feitos pela Consultoria Legislativa que elaborava o parecer. Esse pagamento, informou, foi feito dentro das prerrogativas de seu mandato e está informado na internet.

Rebelo disse ainda que não foi influenciado por qualquer opinião, apesar de ter obtido informações das mais diversas fontes.