Cooperativas de assentados participam de exposição no RS

Da Página do MST Cooperativas de assentados da Reforma Agrária participam da Expointer 2010, que começa neste sábado (28/8) em Esteio (RS), região metropolitana de Porto Alegre. Os assentados disponibilizarão sementes agroecológicas, sucos, pães e biscoitos, geléias, arroz agroecológico e massas, em nove bancas no Pavilhão da Agricultura Familiar. A Expointer 2010 prossegue até o dia 5 de setembro. Ainda há um stand com produtos da Loja da Reforma Agrária, que está instalada no Mercado Público de Porto Alegre.


Da Página do MST

Cooperativas de assentados da Reforma Agrária participam da Expointer 2010, que começa neste sábado (28/8) em Esteio (RS), região metropolitana de Porto Alegre.

Os assentados disponibilizarão sementes agroecológicas, sucos, pães e biscoitos, geléias, arroz agroecológico e massas, em nove bancas no Pavilhão da Agricultura Familiar.

A Expointer 2010 prossegue até o dia 5 de setembro. Ainda há um stand com produtos da Loja da Reforma Agrária, que está instalada no Mercado Público de Porto Alegre.

As cooperativas são de assentamentos da região metropolitana e da região Sul do estado, todas ligadas à Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul. As atividades envolvem, direta e indiretamente, 300 famílias assentadas.

Em 2009, a agricultura familiar e os produtos da reforma agrária foram o terceiro segmento mais procurado na Expointer. Dados coletados pela Emater/RS Ascar apontam que as vendas deste segmento chegaram a R$ 1 milhão na edição passada da feira.

A Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul e suas cooperativas associadas participam desde a primeira edição do Pavilhão da Agricultura Familiar, que completa 10 anos nesta
edição.

As bancas das cooperativas se consolidaram como um espaço de divulgação e venda dos produtos dos camponeses assentados do Estado.