Entidades lançam plebiscito pelo limite da propriedade da terra no Rio

Da Página do MST Nesta sexta-feira (27/8), acontece o ato político cultural de lançamento do Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra, no Rio de Janeiro. Com participação de dom Tomas Balduíno, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), de Carlos Walter Porto Gonçalves, professor da Universidade Federal Fluminense e Sandra Quintela, do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs). A atividade acontece na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), que fica na Rua Araújo Porto Alegre, 71, a partir das 18h30.


Da Página do MST

Nesta sexta-feira (27/8), acontece o ato político cultural de lançamento do Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra, no Rio de Janeiro. Com participação de dom Tomas Balduíno, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), de Carlos Walter Porto Gonçalves, professor da Universidade Federal Fluminense e Sandra Quintela, do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs).

A atividade acontece na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), que fica na Rua Araújo Porto Alegre, 71, a partir das 18h30.

O Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra será na semana do Grito dos Excluídos, de 1 e 7 de setembro, para aproximar a população brasileira da discussão sobre a necessidade de impor limites à concentração de terras no país. A consulta popular é uma das ações da Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra, que o Fórum Nacional da Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA) promove há dez anos.

Mais de 50 entidades integram o FNRA, que pretende com o plebiscito pressionar o Congresso Nacional para incluir na Constituição Brasileira um inciso que limite a terra em 35 módulos fiscais.

Esses módulos são unidades de medida estabelecidas nos municípios, que refletem a área média dos imóveis a partir da situação geográfica. Áreas acima de 35 módulos seriam incorporadas ao patrimônio público e destinadas à Reforma Agrária.

Abaixo, assista ao vídeo de divulgação da campanha: