Assentados participam de oficina de artes em escolas no Paraná

Por Geani Paula de Souza Da Página do MST Cerca de 200 educandos das escolas municipal Otavio Tozo e estadual Santa Luzia, do assentamento Vitória, participaram de oficinas de teatro e música, entre 9 a 11 de setembro, no município de Lindoeste, no Paraná. As oficinas tiveram por objetivo contribuir tanto para a formação política como prática, dando oportunidade para os jovens na área das artes. Na oficina de música, os educandos aprenderam técnicas e até como podem construir uma banda de lata com materiais recicláveis e fazer os instrumentos.


Por Geani Paula de Souza
Da Página do MST

Cerca de 200 educandos das escolas municipal Otavio Tozo e estadual Santa Luzia, do assentamento Vitória, participaram de oficinas de teatro e música, entre 9 a 11 de setembro, no município de Lindoeste, no Paraná.

As oficinas tiveram por objetivo contribuir tanto para a formação política como prática, dando oportunidade para os jovens na área das artes.

Na oficina de música, os educandos aprenderam técnicas e até como podem construir uma banda de lata com materiais recicláveis e fazer os instrumentos.

Quem lecionou as oficinas foram militantes do MST, que já contribuem com a música e o teatro mas áreas de Reforma Agrária.

A iniciativa da escola em organizar essas oficinas pretende ajudar na pratica pedagógica e na formação, evitando que os jovens abandonem o assentamento por falta de oportunidades na área da cultura.

No final das atividades, foi feito um festival cultural no assentamento, que mostrou à comunidade o trabalho feito pelas crianças e jovens da escola, com apresentações de música, teatro e dança.

O assentamento Vitoria é um dos mais antigos da região Oeste do Paraná, com 149 famílias assentadas.

A escola surgiu 12 anos atrás com a luta das famílias assentadas para que seus filhos pudessem estudar no mesmo lugar onde moram.