Assentamento se mobiliza para preservação de escola
Por Carlos da Costa Silva
Da Página do MST
A Escola Oziel Alves Pereira, localizada no Assentamento 17 de Abril, no Pará, realizou entre os dias 23 e 28 de setembro o Projeto de “Preservação do Patrimônio Escolar”.
Apesar do pouco tempo de funcionamento – foi inaugurada no início deste ano – a Oziel Alves, considerada a maior escola do campo do Estado, possui uma rede de apoio.
Pais e alunos estão mobilizados para manter o espaço conservado.
“Foram 14 anos de luta e espera por uma escola de qualidade e com ensino de qualidade, numa perspectiva de educação do campo, ou seja, uma educação voltada para a realidade de nossos educandos”, afirma a diretora da escola Náldia Maria Torres de Lima.
O projeto tem como objetivo realizar um trabalho de valorização do patrimônio escolar.
Para tanto, foram desenvolvidas várias atividades que envolveram funcionários, pais e alunos.
Dentre as atividades podemos destacar: debates sobre vários temas de acordo com a faixa etária das turmas.
Para as turmas da Educação Infantil a 4ª série, foram trabalhados os direitos e deveres, obediência e a limpeza da escola. Já para as turmas maiores foram trabalhados os temas vandalismo, gravidez na adolescência, drogas e DSTs.
Entre as atividades práticas destacam-se a limpeza das paredes riscadas, pátio e salas de aula, além do plantio de plantas ornamentais, medicinais e uma horta orgânica, para garantir uma prática pedagógica voltada para a realidade do assentamento.
Além disso, as verduras produzidas servirão como complemento para a merenda escolar.