Perfil parlamentar de Adão Pretto destaca relação com movimentos sociais

Da Agência Câmara Foi lançado na quarta-feira (24), dentro da série Perfis Parlamentares, o livro sobre a trajetória e as atividades políticas do deputado Adão Pretto, que morreu em 5 de fevereiro do ano passado. Com texto e organização de Ana Luiza Backes e José Cordeiro de Araújo, a publicação apresenta dados e depoimentos relacionados à vida pública do parlamentar, contextualizados pelos fatos históricos e processos políticos nos quais ele esteve envolvido.


Da Agência Câmara

Foi lançado na quarta-feira (24), dentro da série Perfis Parlamentares, o livro sobre a trajetória e as atividades políticas do deputado Adão Pretto, que morreu em 5 de fevereiro do ano passado.

Com texto e organização de Ana Luiza Backes e José Cordeiro de Araújo, a publicação apresenta dados e depoimentos relacionados à vida pública do parlamentar, contextualizados pelos fatos históricos e processos políticos nos quais ele esteve envolvido.

O livro inclui uma cronologia dos principais fatos da vida de Adão Pretto e, também, seus pronunciamentos mais relevantes na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e no Congresso Nacional.

Biografia

Adão Pretto foi um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Rio Grande do Sul. Filiou-se ao PDT em 1980 e ingressou no PT em 1985, ano em que se elegeu deputado estadual.

Em 1991, tomou posse, pela primeira vez, como deputado federal e manteve-se no cargo, reeleito seguidamente, para outras quatro legislaturas. Seu último cargo na Câmara foi como presidente da Comissão de Legislação Participativa.

Além de se destacar como liderança expressiva do movimento dos pequenos agricultores no interior do Rio Grande do Sul, Adão Pretto participou das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), instituições ligadas à Igreja Católica. Foi ainda presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí.

Em 1986, como deputado estadual, presidiu a CPI da Violência no Campo na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul para investigar os conflitos entre grandes fazendeiros e trabalhadores rurais.

Na Câmara, opunha-se aos ruralistas e sua principal bandeira política foi a reforma agrária. Chegou a escrever um livro sobre o tema (Queremos Reforma Agrária, Editora Vozes, 1987).

Cerimônia – Participaram da cerimônia de lançamento do livro, no Salão Nobre da Câmara, os deputados Henrique Fontana (PT-RS), Dr. Rosinha (PT-PR) e Emília Fernandes (PT-RS), além dos deputados estaduais Edegar Pretto (PT-RS), que é filho de Adão Pretto, e Dionílso Marcon (PT-RS).

Participaram também os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e da secretaria dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi.

A série Perfis Parlamentares reúne volumes que contêm biografias e textos selecionados dos trabalhos parlamentares de deputados já falecidos cuja ação no Parlamento brasileiro tenha sido notória.