Subcomissão é criada para investigar impacto dos agrotóxicos

 

Da Radioagência NP

 

Da Radioagência NP

A Câmara dos Deputados criou, na última quarta-feira (23), uma subcomissão especial sobre o uso dos agrotóxicos no Brasil. Ela tem a finalidade de avaliar as políticas do setor, propondo medidas sobre o comércio, utilização, controle e fiscalização desses produtos.

Temas como as consequências do uso de agrotóxicos para a saúde, contaminação dos alimentos, os direitos dos trabalhadores rurais e os impactos no meio ambiente serão debatidos pela Comissão.

O Deputado Federal Padre João (PT-MG), que propôs o grupo, fala sobre a importância dessa iniciativa.

“Os dados da Anvisa e de pesquisas de universidades mostram  a presença de resíduos desse agrotóxico nos alimentos, inclusive no leite materno. Não basta o Brasil avançar em uma produção só na lógica da quantidade de alimentos. É preciso avançar na qualidade, para garantir saúde para todo o povo brasileiro. Queremos discutir também a situação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. E que vai também a questão ambiental, contaminação das águas e da própria terra”.

A Comissão de Seguridade Social, onde foi criado o grupo, também aprovou a realização de uma Audiência Pública sobre os agrotóxicos. Ela acontecerá na próxima quinta-feira (07), data do Dia Internacional da Saúde, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

São convidados da audiência os representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Fórum Nacional de Agrotóxicos, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).