Entidades lançam campanha contra os agrotóxicos no Rio

 

 

Da Página do MST

 

Foram realizadas ma série de atividades de lançamento nacional da campanha contra os agrotóxicos no Rio de Janeiro, que pretende conscientizar a população sobre os danos causados pelo uso de venenos.

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil foi considerado campeão mundial em consumo de agrotóxicos. Além de gerar sérios impactos ambientais, como a poluição da água e do solo, o uso de agrotóxicos tem levado a um número cada vez maior de intoxicações, tanto por exposição ao material químico quanto por ingestão de alimentos contaminados.

No estado do Rio de Janeiro, foi realizado um debate de lançamento da campanha na quarta-feira, com presença de 300 pessoas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Participaram do debate Rosany Bochner, pesquisadora e coordenadora do Sistema Nacional de Informações Toxico Farmacológicas da Fiocruz, Alexandre Pessoa Dias, professor-pesquisador da EPSJV/Fiocruz e Roseli de Sousa, direção do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) e da Via Campesina.

A campanha também participou do ato do Fórum Estadual de Saúde, na quinta-feira, em frente à ABI. Depois do protesto, os manifestantes caminharam até a Assembleia Legislativa.

“Foi um momento muito rico, de dialogarmos com conjunto da sociedade  os problemas causados pelo uso dos agrotóxicos e também para darmos o início da campanha no Estado do Rio de Janeiro”, disse Marcelo Durão, direção do MST.

As organizações que fazem parte da coordenação da campanha no Rio convocam um ato pela Reforma Agrária e contra os Agrotóxicos nesta quinta-feira, em frente à ALERJ, às 12h.