Sem Terra têm aula inaugural do curso de veterinária


Por Bianca Costa
Da Página do MST

 


Por Bianca Costa
Da Página do MST

 

Os estudantes Sem Terra que estão realizando o curso de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no Rio Grande do Sul, participam nesta quinta-feira da aula inaugural do curso.

A aula começa às 14h e terá como temática “A Medicina Veterinária e o Desenvolvimento do Campo”. O professor Dr. Humberto Tommasino, pró-reitor de Extensão da Universidad de la República Uruguay (UdelaR), vai ministrar a palestra.

Os 60 estudantes de assentamentos e acampamentos de trabalhadores rurais Sem Terra conquistaram o direito de estudar o curso de Medicina Veterinária depois de muita luta.

O curso começou a ser pensado ainda em 2005, quando foi encaminhado ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), um projeto para a capacitação de jovens em Medicina Veterinária.

Depois de anos de batalhas judiciais, a justiça concedeu o direto aos estudantes.

As aulas iniciaram neste ano em regime de alternância, ou seja, os estudantes passam de 80 a 120 dias na Universidade e depois mais dois meses nas suas comunidades, realizando trabalhos acadêmicos e de pesquisa prática.