Comemoração do MST reúne autoridades em assentamento de Santa Catarina

Por Fabio Reis
De Aberlado Luz (Sabta Catarina)
Da Página do MST

 

A comemoração dos 26 anos do MST de Santa Catarina reuniu cerca de 700 pessoas, nessa quarta-feira, no município de Abelardo Luz.

A atividade contou com a presença do superintendente do Incra de Santa Catarina, João Paulo Strapazzon, do prefeito Dilmar Fantineli e do presidente da Câmara de Vereadores Sebastião Vitt Cãndido.

Fantinele afirmou que Abelardo Luz desenvolveu com os assentamentos e os assentados tem um papel fundamental para o município e região.

Strapazzon afirmou relatou que Santa Catarina tem 15 agroindústrias em funcionamento nos assentamentos, com destaque para a cidade de Abelardo Luz.

A festa iniciou com uma mística, onde foi resgatada a história da luta pela terra, começando pelos indígenas, perpassando os camponeses da Guerra do Contestado e chegando aos agricultores Sem Terra, com suas dificuldades e conquistas.

Houve também uma missa e foi apresentado um filme feito pela brigada de audiovisual do MST do estado sobre a história dos assentamentos da região, com depoimentos de lideranças do ano de 1987. Na hora do almoço, foi oferecido aos participantes um churrasco, em uma refeição com produtos da Reforma Agrária.

Uma dupla de violeiros assentados da região, formada por Paulo da Rocha Bueno e Ezequiel dos Santos Nascimento, fizeram uma apresentação de modas sertanejas raiz. Depois, foi o show da banda Som da Terra, de assentados do município, que animaram 700 pessoas que passaram pela festa.

Irma Bruneto, da Direção Estadual do MST, afirma que os assentados de Abelardo Luz foram precursores de uma grande jornada de lutas e conquistas para as cerca de 6.000 famílias Sem Terra assentadas no estado.

Ela recorda também que centenas de famílias ainda estão embaixo de lona preta, permanecendo até 11 anos no acampamento para conquistar a terra.