MST realiza II Feira de Agricultura Familiar em Itaetê no interior da BA



Por Raumi Souza
Da Página do MS
T
 



Por Raumi Souza
Da Página do MS
T
 

Aconteceu entre os dias 22 a 24 de julho a II Feira da Agricultura Familiar, Tradicional Festa do Lavrador em Itaetê, região da Chapada Diamantina, interior da Bahia. O evento realizado pelo MST, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, contou com exposição de produtos da agricultura familiar dos assentamentos e acampamentos do MST e outros movimentos sociais, além de palestras e diversas oficinas.

A agricultura familiar na região da Chapada Diamantina é caracterizada por atividades agropecuárias, sendo que a pecuária bovina, a mamona, o milho e o amendoim respondem pela renda monetária, comercializados quase integralmente. A essas culturas, encontram-se como complemento da renda a pinha, o caju, a cana, a melancia, abóbora, andu, batata doce, banana, laranja, feijão de corda, inhame e o aipim, além das atividades hortícolas. Todas as culturas convivem no mesmo espaço, configurando diversificados consórcios.

Nesse contexto, existem atividades não agrícolas que coadunam para o desenvolvimento da agricultura familiar da região, tais como o turismo rural de base comunitária, promovendo a troca de saberes e a inter-relação das pessoas com a cultura local, juntamente com a visitação sem degradação ambiental.

Assim a II Feira da Agricultura Familiar e a Tradicional Festa do Lavrador em Itaetê foi integrado com atividades culturais, muita música, teatro e intervenções artísticas apresentadas pelos trabalhadores rurais.

As atividades aconteceram junto com o I Seminário de Turismo Rural de Base Comunitária, com o objetivo de integrar os agricultores familiares no sentido de promover a comercialização dos assentados, acampados e pequenos produtos regionais, com a participação de agricultores dos municípios de Itaetê, Iramaia, Boa Vista do Tupim, Mucugê e Wagner, totalizando um público de 2 mil famílias.