Jovens debatem sobre o Contestado em preparação ao Grito dos excluídos

 

Da Página do MST

Entre os dias 29 e 31de julho de 2011, mais de 100 jovens - militantes da Pastoral da Juventude Rural (PJR), Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) - reuniram-se no salão paroquial de São Miguel do Oeste (SC), em preparação ao Grito dos Excluídos, que acontecerá no dia 7 de setembro de 2011.

 

Da Página do MST

Entre os dias 29 e 31de julho de 2011, mais de 100 jovens – militantes da Pastoral da Juventude Rural (PJR), Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) – reuniram-se no salão paroquial de São Miguel do Oeste (SC), em preparação ao Grito dos Excluídos, que acontecerá no dia 7 de setembro de 2011.

Durante o encontro, foi debatido a história e o centenário do Contestado e a luta pela terra. A discussão realizada no evento também abordou a importância dos jovens da classe trabalhadora conhecer suas origens, os rumos e os projetos futuros a serem tomados enquanto classe.

Além disso, no decorrer do encontro de jovens, foram feitas oficinas relacionadas a vários temas, como: capoeira, música, poesia, teatro, fotografia e comunicação.

Segundo Jilson Carlos de Souza, Educador Popular da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo (APAFEC), é importante que os jovens se preparem para o centenário do Contestado porque ele marca a história. Ainda na opinião dele, é preciso saber muito bem essa história para ficar mais difícil da elite manipular e mentir sobre a classe trabalhadora.

Rafael Fernando Lewer, estudante e militante da PJMP, um dos participantes do encontro, comentou que o Contestado contribuiu de todas as formas nos movimentos, além de ter trazido para o debate o direito pela terra e pela existência de uma cultura popular para as futuras gerações. “Para nós jovens, essa luta trouxe muita coletividade sem hierarquias e igualdade, organização e respeito. O poder não traz nada, só destrói o companheirismo e a convivência social”.

O encontro seguiu, assim, com atividades culturais. No domingo, pela parte da manhã, foi realizado um debate sobre o tema do Grito dos Excluídos e organização da juventude. 
 

Texto produzido coletivamente na oficina de comunicação do evento e fotos realizadas a partir da oficina de fotografia.