MST começa a vender verduras livres de agrotóxicos a preço convencional

 

 


Por Keka Werneck
Do Centro Burnier Fé e Justiça

O MST está vendendo, em Cuiabá, verduras orgânicas – totalmente livres de venenos agrícolas – a preço do mercado convencional. Um pacote com seis unidades de alface, almeirão, couve, mostarda, rúcula e cheiro verde custa R$ 7,00. Mais ou menos o que custaria numa feira os mesmos produtos, porém plantados com o uso de agrotóxicos. Venenos agrícolas fazem mal à saúde, podendo causar câncer e outras doenças, conforme indicam pesquisas. No mercado, alguns alimentos orgânicos podem ser encontrados, porém a preços muito altos.

As hortaliças orgânicas do MST são plantadas no Centro de Capacitação e Pesquisa (Cecape) Olga Benário Prestes, que fica no assentamento Dorcelina Folador, nos limites de Várzea Grande, indo em direção à Jangada.

“A produção não sai mais cara, dá para plantar orgânicos com o mesmo custo, então a gente está vendendo pelo preço de verdura convencional”, explica Lucinéia Freitas, que coordena essa iniciativa. Sobre o preço ela diz ainda que “não é porque é coisa boa que tem que ser só para ricos”.

Para comprar, tem que encomendar pelo telefone (65) 9975-7035.

Os pontos de busca são os bairros Jardim Imperial, Boa Esperança ou na secretaria do MST que fica no bairro Alvorada.

Os recursos com as vendas são destinados à manutenção do Cecape.