Livro sobre O Capital é lançado na ENFF

 

Por Talles Reis (texto e foto)
Da Página do MST

 

 

Por Talles Reis (texto e foto)
Da Página do MST

 

Na última quinta-feira, dia 28 de julho, foi lançado na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema, São Paulo, o livro “Capital: essência e aparência – Volume 1”, organizado pelo professor Reinaldo Carcanholo, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e publicado pela Editora Expressão Popular.

Além de textos do próprio Carcanholo, o livro conta ainda com contribuições dos professores Paulo Nakatani, Helder Gomes, Maurício Sabadini e Sérgio Prieb. O objetivo do livro é fazer com que seus leitores passem a ter algum domínio sobre os aspectos fundamentais do funcionamento dos sistema capitalista e, muito mais importante do que isso, que passem a ter interesse e disposição para a leitura direta de O Capital, obra-prima indispensável de Marx.

A apresentação do livro ressalta ainda que o pensamento de Marx está mais vigente que nunca. Ao contrário do que, até alguns anos atrás, muitos dos seus adversários poderiam pensar, sua importância para o século 21 talvez chegue a ser maior do que no século que passou. A grande crise estrutural do capitalismo que se manifestou na primeira década do novo milênio, e que por sua intensidade surpreende a todos, talvez seja a prova de que essa afirmação é adequada.

O livro se dispõe a ser de leitura acessível para os mais diversos tipos de leitores interessados em Marx, mas nem por isso é um manual. A propósito, a apresentação ressalta que os manuais procuram simplificar as questões, tornando-as aparentemente mais compreensíveis, na verdade, deformam e escamoteiam as dificuldades e negam aos seus leitores a profundidade que elas possam apresentar.

Durante o lançamento, Miguel Yoshida, representando a Editora Expressão Popular, lembrou a história da editora, que já conta com mais de 300 títulos publicados, e ressaltou o fato de conseguirem editar livros de qualidade e baratos graças a contribuição de professores militantes que cedem os direitos autorais. A pedagoga Maria Gorete, da coordenação da ENFF, destacou a importância do estudo para a formação dos militantes dos movimentos sociais e lembrou que o livro não deveria ser lido, mas sim estudado.

Para Reinaldo Carcanholo, o processo de formação política desenvolvido pelo MST serviu de inspiração para a elaboração do livro. Durante o lançamento, Carcanholo disse que Marx nos inicia no conhecimento da sociedade em que vivemos. Complementou que “o capitalismo de hoje é muito diferente do capitalismo da época em que Marx viveu. Porém, o objetivo de Marx não era estudar o capitalismo de sua época, mas sim era estudar as leis que explicam o funcionamento e o desenvolvimento em geral do capitalismo, independente de seu momento”. O professor ainda comentou sobre os trabalhos de pesquisa que vem desenvolvendo sobre o capital fictício. Encerrou o ato dizendo que “este livro é um convite para que se leia Marx como instrumento da análise, como instrumento da luta política e como instrumento da futura revolução socialista”.

Para adquirir o livro, basta clicar:

http://www.expressaopopular.com.br/livros/economia-politica/capital-essencia-e-aparencia-vol1

Parte do ato de lançamento do livro pode ser visto no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=is0s5l470ow