Parlamentares visitam acampamento e manifestam apoio a propostas


Por Hugo Kitanishi
Da Página do MST


Por Hugo Kitanishi
Da Página do MST

A Via Campesina apresentou a pauta de reivindicações da Jornada de Lutas Nacional para um conjunto de cerca de 30 parlamentares do Congresso Nacional, na manhã desta quarta-feira (24/08).

Durante um café da manhã no Acampamento Nacional em Brasília, José Batista de Oliveira, da Coordenação Nacional do MST, fez o repasse das reivindicações aos parlamentares. “O endividamento dos pequenos agricultores e assentados da Reforma Agrária é um dos principais pontos de nossa pauta, juntamente com a obtenção de terras. A questão do endividamento se tornou estrutural, pela natureza das políticas públicas de financiamento destinado aos pequenos, desde governo anteriores. Além de rediscutir o endividamento, queremos discutir a questão orçamentária”, disse Oliveira.

Os parlamentares se propuseram a buscar o compromisso do núcleo central do governo para encaminhar a pauta de reivindicações da Via Campesina. A deputada Federal Luci Choinacki (SC) e Pe. João (MG), ambos do PT, ficaram responsáveis pela frente parlamentar na Câmara, e no Senado, os parlamentares Valter Pinheiro (PT-RJ) e Ana Rita (PT-ES).

“Estamos aqui porque esse é o lugar do compromisso com os movimentos sociais e não da disputa partidária, do nosso compromisso com a Reforma Agrária, da continuidade da pauta que nos foi apresentada”, observou deputada Luci.

Leia também
Ivan Valente saúda jornada de lutas da Via Campesina

Pautas do Congresso

Raul Krauser, do Movimento dos Pequenos Agricultores, enfatizou a questão dos alimentos envenenados pelos agrotóxicos, do trabalho escravo e do Código Florestal. “Para além das condições de acesso à terra e às condições de trabalhar nela, existe um conjunto de medidas de médio e longo prazo que devem ser trabalhadas como prioridade nesse governo”.

Para Rosângela Piovezani, do Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), o encontro com os parlamentares obteve resultados favoráveis. “Foi possível garantir um posicionamento dos parlamentares em relação às nossas pautas e pressionar o centro do governo”.

Entre os parlamentares presentes estavam os senadores Ana Rita (PT- ES), Eduardo Suplicy (PT-SP), Linderberg Farias (PT-RJ), Valter Pinheiro (PT-RJ) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), e os deputados Janete Pietá (PT-SP), Marina Santana (PT-GO), Paulinho da Força (PDT-SP), Ivan Valente (PSOL-SP), Chico Alencar (PSOL-RJ), Valmir Assunção (PT-BA), Pe. Ton (PT-RO), José Stedile (PSB-RS), Bhon Gross (PT-RS), Paulo Rubem (PDT-PE), Mauro Ruben (PT-GO), Nazareno Fonteles (PT-PI), Pedro Ucsai (PT-SC), Assis Carvalho (PT-PI), Jô Moraes (PCdoB-MG), Domingos Dutra (PT-MA); representantes da embaixada da Venezuela e dos gabinetes dos Deputados Jean Willys (PSOL-RS), Marcon (PT-RS) e Amauri Teixeira (PT-BA).

À tarde, a ministra da Secretaria Especial das Políticas Públicas para Mulheres, Iriny Lopes, fez uma visita aos cerca de 4 mil acampados no Acampamento Nacional. Iriny destacou que o MST é um movimento fundamental para a democracia do país. “Nunca percam de vista a luta contra o modelo de desenvolvimento”.

A Jornada de Lutas mobiliza desde o início da semana diversas organizações de trabalhadoras e trabalhadores em torno de uma pauta unificada. A mobilização abrange cerca de 20 estados em todo o Brasil.

 

Edição: Maria Mello