Mais uma liderança de assentamento foi assassinada no Maranhão

 


Por Tania Pacheco
Do Racismoambiental

 

 


Por Tania Pacheco
Do Racismoambiental

 

O Senhor Marlone, um das lideranças do assentamento Irinema Ilhinha, do Porto do Itaqui, foi assassinado neste domingo (6/11), quando chegava em casa de volta de uma reunião da Comunidade. Ele ia entrar em casa quando dois homens, ambos de motos, tentaram sequestrar sua filha, de cerca de cinco anos. O senhor Marlone lutou para resgatar a menina, e os assassinos dispararam ao mesmo tempo contra ele, que morreu na hora. Os bandidos abandonaram a menina e fugiram.

O moradores da Comunidade Irinema Ilhinha vêm travando uma luta com a empresa Ribeirão AS, que adquiriu as terras onde as famílias moravam e, apesar disso, conseguiu na justiça um mandato de reintegração de posse. A comunidade recorreu da decisão, por meio de mandato de segurança impetrado pela advogada, ganhando. Mas a empresa conseguiu revogar o mandato. A advogada entrou com um agravo de instrumento, que foi concedido quinta-feira passada, dia 3, garantindo à comunidade o retorno às suas terras.

Esta notícia foi enviada inicialmente por uma pessoa da comunidade, segundo a qual eles não têm articulação política e estão com muito medo, desesperados por não saber a quem mais recorrer. O pedido que faziam e fazem é para que essa informação seja divulgada e não só eles tenham apoio e garantias, como o crime não fique impune e no anonimato.

As informações foram todas confirmadas por telefone pela advogada, que se disse, ela própria, ainda sob o choque de tudo o que está acontecendo. O Senhor Marlone foi sepultado no final da tarde desta seguanda (7). A advogada ratificou o pedido de apoio e solidariedade para a comunidade.