Encerramento do I Festival de Artes e Encontro Sem Terrinha, no Paraná

 

 

Pelo Setor de Comunicação e Cultura – MST/PR
Da Página do MST


Terminou no último dia 02 (quarta-feira) o 9º Encontro Sem Terrinha e o I Festival das Escolas de Assentamento: “Por Escola no Campo e Alimentos Sem Agrotóxicos”. O encerramento, porém, ocorreu no dia anterior, terça-feira (dia 01), nos palcos do Teatro Guaíra. Durante a manhã, crianças, adolescentes e jovens do MST do Paraná fizeram passeios pela capital, Curitiba.

O museu, o planetário e o zoológico foram os três principais pontos de visita. A tarde houve festança (atividade lúdico-cultural) para os Sem Terrinhas, com apresentação do coletivo de música do grupo cultural Saci-Arte (cujo coletivo de teatro, do município de Rio Bonito do Iguaçu, fez a abertura do Festival), do MST. A atividade lúdico-cultural ocorreu no Parque Newton Freire Maia, em Pinhais, região Metropolitana de Curitiba.

Já o encerramento das atividades aconteceu depois das apresentações das escolas de assentamento, no quarto dia do I Festival de Artes. A euforia tomava conta das/os estudantes. Apresentações de circo, teatralizações do cotidiano dos assentamentos, das ocupações de terras, das necessidades de escola, cultura e lazer, e a sonoridade contagiante das canções campesinas e sem terra. A apresentação ficou por conta dos educadores e integrantes do MST, Edilvane Marcelites de Jesus (assentamento 8 de Abril) e Carla Loop (assentamento Marcos Freire).

Ao final, agradecimentos e entrega de plaquetas de acrílico, com a logo do I Festival, aos representantes e coordenadores das Escolas de assentamento. As equipes de trabalho que estiveram a frente dos trabalhos organizativos do Festival e do Encontro Sem Terrinha também foram homenageados. As cerca de 2.500 crianças, adolescentes, jovens, educadoras/es, retornaram aos municípios do interior do estado, na manhã seguinte, após organização e limpeza dos espaços de alojamento e cozinhas.

Leia mais

Veja imagens do Encontro