Veja as mensagens enviadas em homenagem ao companheiro Egídio

 

Meus companheiros  do MST,

Recebam minha solidariedade nesse momento de dor e pesar.
Apesar de estar muito longe fisicamente, desde Roma me uno a vocês nessa merecida homenagem a um dos maiores lutadores que conheci pelo direito dos sem terra a uma vida melhor.
Egídio: presente!

Jose Graziano da Silva - Coordenador Geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO)
 

 

Meus companheiros  do MST,

Recebam minha solidariedade nesse momento de dor e pesar.
Apesar de estar muito longe fisicamente, desde Roma me uno a vocês nessa merecida homenagem a um dos maiores lutadores que conheci pelo direito dos sem terra a uma vida melhor.
Egídio: presente!

Jose Graziano da Silva – Coordenador Geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO)
 

Queridos familiares do Egídio,

Quando a gente nasce, todos riem e a gente chora. quando transvivencia, todos choram e nós sorrimos. como somos acolhidos no amor de deus, nosso criador, e na companhia de jesus, nosso redentor.

Conheci o saudoso Egídio, participei com ele de muitas atividades, guardo dele o exemplo de dedicação aos mais pobres, desprendimento dos bens materiais, idealismo e coragem. Ele, sim, nos fará muita falta.

Peço a Deus que saibamos cuidar da melhor herança que ele nos deixou: seu exemplo de vida.

Meu abraço de ressurreição,

Frei Betto.
 

Companheiros de luta,

Profundo pesar pela morte do guerreiro Egídio Brunetto. Este foi guerreiro e convicto nas batalhas. Sempre se pautou pelas decisões do coletivo. A semente fica e há de germinar. Companheiro Egídio, valeu a pena podes crer.

José Hermeto Hoffmann,
ex- secretário de agricultura do governo do Rio Grande do Sul
Diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-SUL (BRDE)
Porto Alegre, 28 de novembro de 2011.

Que perda e que tristeza,
nossa força e conforto a familia do Egidio e a grande familia do MST.

Milton Viario
Coordenação de Assessoramento Superior
Governador Tarso Genro
Palacio do Piratini. 

 

Delcidio do Amaral em discurso no plenário do Senado

Eu não poderia deixar aqui de destacar – jamais imaginei dar uma notícia dessa – que acabou de falecer, em um acidente automobilístico, em Ponta Porã, o Dr. Egídio Brunetto, que é gaúcho, mas vive em Mato Grosso do Sul e é o coordenador do MST em nosso Estado.

Uma figura importante, uma liderança que todos nós aprendemos a respeitar. Ele é daquela região que faz fronteira com Santa Catarina, de Erechim, e escolheu o nosso Estado para viver, deu-nos essa honra. Lamentavelmente, nós acabamos de perdê-lo em um desastre automobilístico. Por isso, quero aproveitar a oportunidade para me solidarizar com a família do Egídio, desejar que Deus ilumine e abençoe a todos eles neste momento difícil e, acima de tudo, dizer que estamos absolutamente à disposição.

Foi uma honra para nós trabalhar com o Egídio, um homem decente, um homem digno e que levou com determinação e com espírito público as causas que o MST defendeu e as bandeiras que o MST tem defendido ao longo de sua história, não só no País, porque ele é uma liderança nacional, mas especialmente no nosso Estado. Não poderia deixar de aqui me despedir do nosso querido coordenador do MST, o nosso Egídio, que, infelizmente, nos deixou hoje.

Delcidio do Amaral, Senador (PT-MS), em discurso no plenário do Senado.


Prezados companheiros
,

Transmita meus sentimentos sinceros a todos os companheiros do MST pela lamentável perda de Egídio Brunetto. Receba toda minha solidariedade.

Abraço, Anita L. Prestes

Algunas palabras…..

Estimados compas en horas de la tarde de ayer la compañera Micelene me informó la perdida del compañero Egidio, inmediatamente le informé al compañero Nicolás Maduro de esta tragedia. Recordamos entonces que Egidio fue uno de los primeros militantes de la Via Campesina a visitar la Venezuela de la Revolución Bolivariana hace ya unos 10 años.

A lo largo de todos estos años tuve el privilegio de conocer y compartir con el compañero Egidio, siempre admiraba su firmeza ideológica y al mismo tiempo su humildad, y aquel sentido del humor que lo caracterizaba y lo hacía muy especial. Nunca olvidaré aquellas memorables veladas después de largas reuniones y negociaciones en la Asamblea de los Movimientod Sociales, o en los Foros y el extraordinario talento de Egidio de humanizar lo político.

El Mst me enseñó a valorar lo colectivo sobre el individuo sin embargo el camarada Egidio es de aquellos individuos únicos que hacen que el MST como colectivo fuese inigualable. Pienso en su familia, a su hermana Irma, venezolana de corazón y a todos los militantes y amigos del MST. Con ustedes mi solidaridad…

Maximilien Arvelaiz
Embajador de la Republica Bolivariana de Venezuela.

Caros,

Envio aos companheiros e companheiras do MST minha comunhão de sentimento e esperança com a perda irreparável do admirável companheiro Egídio Brunetto. Morreu na mesma terra do Mato Grosso do Sul, das injustiças e violências contra os sem-terra e repetidamente contra os indígenas Guaraní Kaiwoá.

Que agora, junto ao Pai, ele continue a inspirar a resistência contra os opressores e o canto,  da internacional dos trabalhadores.

Dom Tomás Balduino.

Passadas já quase 24h, ainda me sinto profundamente abalado com a morte do companheiro Egídio Brunetto, dirigente do MST no Mato Grosso do Sul. Egídio morreu em um acidente na rodovia que liga Maracaju a Ponta Porã (fronteira com o Paraguai), na tarde desta 2ª feira (28/11), quando se dirigia ao assentamento Itamaraty, antiga fazenda transformada em área para a reforma agrária.

Egídio foi velado nesta 3ª feira na secretaria do MST em Campo Grande, e no fim da tarde seu corpo foi levado de avião para Chapecó (SC). Esta noite, o velório será na Cooperunião, em Dionisio Cerqueira (SC) e o enterro será na manhã (dia 30).

Um dos fundadores da Via Campesina Internacional, Egídio era responsável pela relação do MST com organizações camponesas na América Latina e no mundo. Filho de camponeses sem terra, trabalhou desde a infância na roça. Sempre indignado, envolveu-se com a Pastoral da Terra na região de Xanxerê (SC) e se transformou em militante do MST desde a década de 80.

Ficamos amigos no combate nas lutas comuns

Eu o conheci há muito tempo e com ele convivi durante vários anos, todos na luta comum pela reforma agrária e pelo Brasil. Era um militante dedicado, disciplinado, duro na discussão, mas sensível e apegado aos seus deveres para com o povo, para com os sem terra.

Sabia como ninguém amar o nosso país e, ao mesmo tempo, manter-se consciente e atuante na solidariedade internacional. Estivemos juntos em lutas e em ásperas discussões sobre nosso governo e sobre a reforma agrária.

Tínhamos os mesmos propósitos e fins em relação à reforma agrária e às batalhas no campo, embora nem sempre concordássemos nos métodos ou tivéssemos a mesma paciência diante da luta pelas causas comuns. Na definição do ex-presidente Lula e de dona Marisa na carta enviada ao MST, “Egídio Brunetto foi um exemplo de militante incansável”.foi um exemplo de militante incansávelfoi um exemplo de militante incansável.

Presidente Lula: “Egídio foi exemplo de militante incansável”

Sempre vou me recordar de seu apoio e solidariedade para comigo, de seu carinho quando me encontrava, de sua firmeza de posições, de suas críticas, de sua sempre e permanente pressa para lutar, vencer e fazer justiça.

Terá a saudade de todos – de nós seus amigos, dos companheiros de mesmas causas e dos que lutam pela reforma agrária e a justiça social no campo.  Nesta hora amarga, abraços fortes de luta e militância a todos e a todas do MST. Minha solidariedade na perda e na certeza partilhada por todos da falta que o Egídio fará.

José Dirceu.

Aproveito para enviar meus pêsames para os compas do MST e da Via, bem como, para família do companheiro Egidio Brunetto.

Pedro Ivo
Diretor da Entidade Azul, do Ceará e assessor de Marina Silva.

Mi profundo pesar,

chepy’aite guive ambyasy, la muerte del compañero Egidio.
Compartimos juntos el cuarto en el primer Curso Latinoamericano que se realizó en Dorados en 1997 (si mal no recuero), yo me fui al como expositor y por eso tuve el honor de conocerlo y compartir con él el cuarto destinado para los disertantes. Desde aquellos días nunca más lo vi pero la imagen de una gran personalidad y de un intachable militante quedó impregnado en mi.
Egídio vive y la lucha sigue.
Miguel Verón.

 

Caros compas do MST,

É uma surpresa, também dá uma sensação de abate essa notícia.
Lembro-me de alguns encontros com Egídio, a conversa tranqüila e segura,
convicções consolidadas, mas, sempre me busca…
Seria bom um comunicado com maiores detalhes do acontecimento.
Um abraço solidário a vocês do Movimento, amigos mais próximos e familiares
do Egídio.
Gogó.
CPT- desde o rio São Francisco – Bahia

A los compañeros y compañeras del MST

Queridas compañeras y queridos compañeros del MST:
El dolor aprieta nuestros pechos al saber de la muerte del compañero Egidio.
Y en el dolor se renueva nuestro compromiso de seguir la senda que el nos legó.
Un abrazo fraterno a todas y todos.
Gustavo Codas
Diretor da Itaipu Binacional.
 

Aos companheiros do MST

Com muita tristeza recebo essa notícia da perda deste valioso companheiro e conterrâneo, o qual tive a honra de conhecer nos acampamentos de Santa Catarina nos anos de 1980.

Nesta hora de dor, tomemos seus exemplos como estímulos para seguir em frente nas diferentes bandeiras de lutas.

Um abraço fraterno a todos seus familiares

LMattei

Professor de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Un abrazo con dolor, rabia y rebeldía

Queridos compas,

fueron muchos los lazos que nos encontraron con Egidio, y mucho lo que aprendimos de él, todos los compañeros y compañeras que de alguna manera caminamos estos años junto al Movimiento Sin Tierra.

De todos esos aprendizajes, los que más entrañablemente me conmueven son su ejemplo de humildad, su firmeza, su compañerismo.

A la distancia como estamos, me cuesta creer su partida. Era necesaria su presencia en nuestras luchas, en nuestras escuelas, en nuestros proyectos internacionalistas.
Lo vamos a extrañar. Lo vamos a necesitar.

Escribo cada palabra con un dolor enorme, con rabia por una muerte absurda, y con la rebeldía que nos permitirá continuar el camino.

Egidio era un compañero que nos enseñaba a crear colectivos, organización, unidad. Era un hombre con los pies en la tierra, y el corazón desparramado en todas las luchas de todos los pueblos. Era un auténtico internacionalista. Era un Sin Tierra.

Nuestro saludo es el compromiso de caminar con su ejemplo, de no cansarnos, de seguir revolucionando al mundo desde abajo.

Hasta la victoria siempre, compa!
Nos encontraremos en cada gesto de resistencia, en cada bandera de libertad!

Claudia Korol.
 

COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS

Que imensa tristeza, meus amigos. Estou tão chocada e triste como quando da perda do Adão.

Quantas perdas nestes tempos!Parece que só acumulamos perdas…

Para ele, lembrei de um verso escrito pelo Mario Benedetti sobre o Che:

“Donde quer que esteja, se é que estais, seria uma lástima que não houvesse Deus.Mas sempre, sempre haverá alguém para receber-te,comandante”.

Egídio, que tenhamos sido dignos de ter tido sua companhia, neste pedaço da história.

Seguimos.

Abraço a todos os companheiros e companheiras do MST do Mato grosso do Sul e de todo o país.

Clarice dos Santos

Coord. nacional do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária
(PRONERA) – Brasilia

 

Que grande perda desse brilhante e querido companheiro.
Meus sentimentos fraternos a todos companheiros e companheiras de luta do Egidio.
Vamos erguer bem alto a bandeira de luta de Egídio.
Egídio Vive. Venceremos!
Com profunda tristeza.
Sonia Hypolito.

Queridos amigos,
 
recém acordada vi a notícia do falecimento do companheiro Egídio Brunetto. Gostaria nestes momentos saber que dizer, pero a tristeza é muita por a perda dum companheiro, um amigo.
 
Beijos a todos/as amigos/as da caminhada.
Maria Carballo
Barcelona.

Companheiros,

estou com muitas dificuldade pessoal de lidar com perdas tão marcantes como
a do companheiro Egidio me fazem preferir o silêncio.
Paz e luto,
Gerson Teixeira
Assessor da Câmara dos Deputados.

Como persona, como amigo, como compañero Egidio ha sido de las personas mas entrañables,mas buenas que he conocido y tenido el privilegio de compartir.
Autentico y honrado. Me da una enorme tristeza saber de su fallecimiento, solo puedo llorar su despedida.

Y para ti, su compañero de fatigas desde el comienzo te mando un enorme abrazo
Paul
 

Car@s amig@s e companheir@,

Com muita tristeza e dor, recebemos a noticia do falhecimiento do companheiro Egidio.
Mais um companheiro que deixa a sua vida na luta pela Justícia…

Com certeza o Egídio ficará entre nós, como o espirito dessse Internacionalismo que se consiguiu com a Via Campesina de la que foi um grande impulsor.

Desde o Comité de Apoio de Barcelona, lembraremos especialmente as suas estadias aquí junto com nos, as boas conversas e a sua “teimosia” em mos chamar Comité de Amigos…
Até Mais amigo Egido!
Um grande abraço
Glòria Casaldàliga  pelo Comité de Apoio (AMIGOS) do MST Barcelona.

Hola,
 
Desde Barcelona os mando un recuerdo triste por la muerte del compañero Egidio, luchador y amigo.

Las pèrdidas siempre son dolorosas, pero su ejemplo y su recuerdo estarán siempre presentes.

Un abrazo fuerte,
Rosa
 

Soldaridad ante la partida de Egidio Brunetto

Estimados companeros del MST
He llegado a conocer la p’erdida de uno de los companeros del MST,   con Igidio tuve la oportundad de compartir en diferentes eventos de lucha, y ahora a partido al reencuentro con sus padres, , expreso mi soldaridad con su familia, sus companeros del MST, y a los companeros de Via Campesina.
Con un abrazo solidario

Blanca Chancosa.

Camaradas,
 
Soube há algumas horas do falecimento de nosso companheiro Egídio Brunetto. Pedi ao Breno para te transmitir meus sentimentos, mas achei melhor escrever uma mensagem também.
 
Estou consternada, arrasada com esta notícia. Não sei se vc sabe, mas as conversas e entrevistas com Egidio, foram mais do que fundamentais para minha tese. O próprio título do meu livro “dos proletários unidos à globalização da esperança” foi inspirado em uma frase dele…
 
Para mim, Egidio foi um exemplo de valentia, de humildade, de perseverança e dignidade. Acima de tudo foi um exemplo de dedicação à luta internacionalista. Luta esta que se afirmava, nas palavras dele, em todas as lutas locais e nacionais. A solidariedade internacional perdeu um de seus combatentes mais bravos e aguerridos. Um militante imprescindível!
 
Durante a entrevista mais longa que ele me concedeu, em um momento, Egidio pediu para que eu desligasse o gravador. Me contou em “off” que a consigna da Via Campesina, “globalizemos a luta, globalizemos a esperança” foi idéia dele, na Conferência da Índia. Depois de timidamente me confessar esta beleza de inspiração, pediu que eu religasse o gravador e continuou contando das vitórias e da criatividade social dos movimentos populares. Ele não queria autoria, queria mostrar que tudo o que ele fazia era, na verdade, o projeto coletivo.
 
Não poderei ir ao velório e ao enterro, prestar minhas homenagens, mas gostaria que a família do MST soubesse de meu carinho por este nosso irmão de armas… Sentiremos a falta dele. Só tenho hoje tristeza em meu coração. E uma gratidão do tamanho do mundo.
 
Na quarta-feira, falarei em um colóquio de marxismo na UFF. O tema é a Via Campesina e a questão de classe. Dedicarei minha fala ao Egidio.
 
Um enorme e profundo abraço,
Flávia B. Vieira
Pesquisadora da Via campesina Internacional e Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).


Solidaridad con el Movimiento de Trabajadores Sin Tierra de Brasil

Queridos compas, que TRISTE! Muy muy triste.
Egidio vivira siempre en nuestro corazon y luchas
Un abrazo muy fuerte,estamos con ustedes
Silvia ribeiro
pesquisadora
Mexico-uruguai-canada.


No último encontro com Egídio, cerca de 10 dias atrás…

… o entusiasmo pelo todo poderoso “óleo natural de avestruz”
… e a constatação de “quando se fica velho, se fica nervosinho”

… agora, a dor compartilhada por todos nós…

Um índio dizia que um guerreiro a gente planta para que dê novas sementes.

Alguém falou que quem tomba em plena batalha, a gente não deveria chorar, mas festejar

… porque o exemplo do herói é semente de uma multidão de militantes.

Eduardo Galeano escreveu que uma árvore continua viva, nas tábuas que produziu.

Nos juntamos às dores, saudades e homenagens dos parentes, amig@s e companheir@s…
Ranulfo Peloso.

 

Aí, meu irmão Egidio,a tua face, é a geografia humana dos que partem sem ser
preciso partir , a não ser,os corações PARTIDOS!

Vital Farias.

Prezados companheiros e companheiras

Com profunda tristeza lamentamos que a partir de agora nosso amigo Egídio Brunetto não esteja mais entre nós.

Incansável no combate a injustiça, especialmente contra os trabalhadores do campo, Egídio foi exemplo de perseverança e luta.
O que Egídio ajudou a semear, brotou … consistente …. livre…. com força …. cheio de vida…

Enaile e Manoel.
 

Que noticia triste!

Conheci o Egidio a muitos anos e sei o quanto ele era importante para nossa luta.
Aqui fica minha solidariedade ao MST, a Companheira Irma Bruneto e a voces da Direção Nacional.

O exemplo do Companheiro Egidio a de nos acompanhar sempre.

Bjs com carinho
Mara Fonseca Gois

Caros compas,
 
Recebam um forte abraço solidario pela irreparável perda do cro. Egídio, de quem guardo gratas lembranças, do tempo que agimos juntos nos processos dos 500 anos, no continente e no Brasil, na construção da CLOC e passos iniciais da VC, e outras ações, inclusive em favor dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul, onde ele constitui família cansando-se com uma índia, hoje massacrados por esse sistema contra o que ele lutou aguerridamente. Guardemos na nossa memória e nas nossas ações os seus exemplos de luta, conselhos e pensamento revolucionário.
 
Paulino Montejo. 

Queridos companheiros do MST,

É com profonda dor que vi esta manha a noticia sobre o falecimento do Egidio. E’ a primeira pessoa do MST que conheci em Roma no 1996; nao me lembro as palavras dele, me lembro duma pessoa muito simples, nao parecia um “dirigente”, mas depois de ter falado com ele, pensei que conhecer e apoiar o MST era uma coisa importante, que os camponeses nao eram una especie em via de extinçao mas protagonistas da
historia presente.

Recebam o carinho e a solidariedade do nosso comitê.
Serena Romagnoli em nome de Amig@s MST-Italia.

 

A Superintendência Regional do Incra em São Paulo manifesta seu sentimento de pesar pelo falecimento de Egídio Brunetto, dirigente do MST que atuava no Mato Grosso do Sul, vítima de um acidente de carro ocorrido ontem (28/11). Egídio, de 55 anos, era filho de camponeses sem terra e trabalhou na roça desde pequeno. Envolveu-se inicialmente com a Pastoral da Terra em Santa Catarina e passou a militar no MST desde a década de 80. Além da nossa solidariedade com a grande perda sofrida pelos familiares, amigos e pelo MST, registramos nosso reconhecimento à trajetória de luta de Egidio Brunetto e prestamos nossas homenagens ao seu legado em prol da reforma agrária e da justiça social em nosso país.

José Giacomo Baccarin

Superintendente Regional do Incra em São Paulo.

 

É com um sentimento de grande perda que recebi a noticia do falecimento do Egídio.

Grande companheiro!

Tivemos em muitas batalhas juntos, desde os anos 90.

Militante e ser humano exemplar que vai fazer muita falta para todos nós.

Quem perde com o faleciemnto de uma pessoa como o Egídio é o Movimento e toda a humanidade, pois um cara como ele nascem poucos.

Um caloroso abraço de sentimento e já de saudades.

Edelcio Vigna.

Aparte da do SLG, quero trasmitir o meu pesar pola perda do compañeiro Egidio. Amosar  a miña solidaridade con todos vos por tan grande perda. A sua animosidade e lucidez que valoramos os tivemos o previlexio de estar en eventos e movilizacións con el, foron de suma importancia, para a loita polos dereitos colectivos de todos e todas.
E en particular dos a das sen terra e pequenas e pequenos labregos.
Loitar para que a sua semente prenda forte e se multiplique,  a mellor forma de homenaxealo.
para el, e todos vos de peperamon.
sindicato de los campesinos
Galiza- espana.


Companheiro Egídio?
PRESENTE!

“ESTRELA NÃO MORRE, SÓ MUDA DE LUGAR” (no dizer dos indígenas do nordeste). Assim será o Egídio para nós.

Por favor, quem for ao velório, dê um abraço carinhoso, solidário à companheira e amiga Irma Brunetto e tb ao Sérgio (irmãos do Egídio).

Unidos na luta, na alegria, na tristeza.
abraço amigo
Jussara Rezende
Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

 

A dor do MST é a dor de todos nós.  Uma perda imensa… Grande abraço
amigo e em solidariedade

Fátima Mello, da FASE.

Solidaridad con el Movimiento de Trabajadores Sin Tierra de Brasil

Con profundo dolor y sentimiento hemos recibido la noticia del fallecimiento
de compañero Egidio Brunetto, dirigente del MST, miembro de la CCI de la Vía
Campesina y Fundador de la CLOC-LVC.

Como Coordinadora Latinoamericana de Organizaciones del Campo, CLOC- Vía
Campesina, nos solidarizamos con el MST de Brasil, y con todos los amigos,
familiares y allegados, por esta lamentable perdida.

El compañero Egidio ha dedicado toda su vida a la lucha y a la militancia,
constituyendose en un ejemplo para todos los que somos parte de la CLOC- La
Vía Campesina, por lo que es nuestra responsabilidad continuar con el camino
trazado por compañeros y compañeras que nos han dejado grandes y profundas
enseñanzas.

Físicamente el compañero ya no se encuentra con nosotros, pero siempre será
parte de nuestro movimiento pues su entrega y su decisión ha significado
para los pueblos la posibilidad de internacionalizar nuestras luchas.

“Somos como la paja del páramo, que se corta y vuelve a crecer, y de paja de
páramo cubriremos el mundo” Dolores Cacuango

Secretaria Operativa CLOC – Via Campesina

Caros,
 
É um momento de muita dor a perda de um guerreiro, por tudo que ele representava para as frente s de luta em prol da nossa felicidade. Sem dúvida alguma fica entre nós a sua determinação e camaradagem junto aos companheiras (os) dos movimentos sociais.
 
Desejo muita paz a todos, e continuaremos a preservar o legado do Egídio, lutar e avançar sempre até a vitória!
 
Um abraço do companheiro, que tanto aprendeu com o MST.
 
Cesário
Petroleiro de Duque de Caxias -RJ

Companheiros e companheiras,

Lamentamos profundamente o falecimento do companheiro Egídio Brunetto, militante dirigente do MST, na última segunda-feira (28/11).

Nos unimos a seus familiares, companheiros e companheiras de luta no MST e Via Campesina, com quem compartilhou mais de perto toda a sua vida dedicada à luta pela Reforma Agrária nesse país. 

Egídio foi um lutador do povo. Coerente, combativo, persistente na sua história de luta ao lado, do povo, da classe, dos pobres, dos oprimidos, não apenas do Brasil, mas da América Latina e Caribe.

A melhor maneira de homenageá-lo é seguir em frente, na em cada batalha que se coloca para o povo brasileiro em sua luta pela emancipação. É cada uma dessa batalhas que honraremos o seu nome, e eternizaremos a sua memória e multiplicaremos seu exemplo.

Egídio presente! Sempre, sempre, sempre!

Direção nacional da Consulta Popular.

 

ECUADOR, 28 DE NOVIEMBRE DEL 2011

ES UN GRATO HONOR DE RECIBIR ESTE MENSAJE CON MUHCA TRISTEZA Y PROFUNDO DOLOR DE SABER EL CASO OCURRIDO CON NUESTRO COMPAÑERO DE LA LUCHA, AL MISMO TIEMPO DECIRLES QUE NO SE A MUERTO SOLO SE ADELANTO POR UN MEMENTO QUE YA LO ENCPONTRAREMOS……………

UN ABRAZO MUY FUERTE Y SALUDOS CORDIALES A TODO SU FAMILIA Y COMPAÑEROS……

LA LUCHA SIGUE POR LOS OPRIMIDOS Y UN SOCIALISMO,,,,,,,,,,,,,

HASTA LA VICTORIA SIEMPRE..

ANGELA MOPOSITA
FENOCIN ECUADOR,,,, 

 

Soldidariedade el salvador

Compañero Egidio,

Hasta la victoria siempre.

Compañero Egidio, fue un luchador  incansable en las luchas campesinas.

Te recordaremos siempre.

ANTA, CNTC.VC.

El Salvador.

 

Compañeras, compañeros, hermanas y hermanos de Lucha.
 
Con mucho dolor recibimos la noticia de la partida inesperada de nuestro amigo y compañero de lucha en la CLOC/LVC, Egidio B. en un accidente en su Paìs natal Brasil.
 
Desde  el Movimiento de Mujeres del Campo de la Asociaciòn de Trabajadores del Campo ATC Nicaragua, la  CLOC/LVC Nicaragua y en el mìo propio le damos nuestras muestras de condolencias al MST Brasil y a la Vìa Campesina Internacional por la partida de Egidio, un amigo, un compañero, un luchador por la causa de los màs desposeidos en el mundo, el compañero parte fìsicamente; pero nos queda su legado y sobre todo su fuerza para continuar un esfuerzo hacia nuevas victorias.
 
HASTA LA VICTORIA SIEMPRE.
 
Con cariño,

Yolanda Areas Blass
Movimiento de Mujeres del Campo/ATC
CCI/CLOC/LVC CENTROAMERICA.

Caros companheiros do MST,

Esta noticia me cayó como un rayo desgarrador. En mi memoria se han comenzado a amontonar recuerdos, desde la primera vez que fui a Brasil y me alojé en su departamento, pasando por varios momentos en la caminata compartida, hasta el último encuentro que tuvimos cuando el pasado congreso del movimiento.

Y en ese desfilar de imágenes Egidio siempre aparece jovial, alegre, con ese don de gentes -esa humanidad- muy propio a él que le permitía contagiar de manera muy singular la firmeza y coherencia  de sus convicciones, así como su disposición para la lucha.

Se nos ha ido uno de los pricipales artífices del proceso de articulación continental y mundial de las organizaciones del campo.  Un gran amigo, un enorme compañero!

Porfa, transmite nuestro pesar a su familia inmediata (esposa, hijos, Irma, etc.) y a su gran familia: el MST.

Menos mal que la respuesta va por escrito, caso contrario se me hubieran atragantado las palabras.

Un fuerte abrazo,
Osvaldo Leon
Coordinador de Agencia Latinoamericana de Información (ALAI)
Ecuador
 

Nota de pesar pela perda do companheiro Egídio Brunetto

A Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul – CUT-MS, bem como todos os trabalhadores deste Estado e com certeza do País está de luto, pois o movimento sindical brasileiro e internacional perde um companheiro de todas as frentes de batalha, Egídio Brunetto, dirigente do MST (Movimento Sem Terra).

O companheiro Egídio sempre empunhou a bandeira do internacionalismo, das lutas dos povos e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Fundador da Via Campesina Internacional, era responsável pela relação do MST com organizações campesinas de todos os continentes. Andou o mundo lutando pela Reforma Agrária, por uma sociedade mais justa, humana e igualitária.  Egídio faleceu na tarde desta segunda-feira, em um acidente de carro no interior do Estado, quando se dirigia para uma atividade no assentamento Itamaraty.

Egídio foi um ser humano muito especial. Filho de camponeses sem terra, trabalhou desde a infância na roça e, sempre muito esperto e indignado, envolveu-se com a pastoral da terra na região de Xanxerê, em Santa Catarina, e se transformou em militante do MST desde a década de 80. Desde então, contribuiu com a organização do Movimento em todo o país e com as lutas dos trabalhadores rurais pela terra, pela Reforma Agrária e por transformações sociais. Militante exemplar, preocupava-se sempre com os cuidados de cada militante. Foi uma pessoa generosa e solidária com todos.

O MST e o povo brasileiro perdem um grande companheiro e um ser humano exemplar, um guerreiro Sem Terra que andou pelo mundo, construindo alianças com a classe trabalhadora. O grande companheiro Egídio nos deixa muitos e belos exemplos de vida, que nos motivarão a seguir o seu legado.

O movimento sindical sul-matogrossense, através da Central Única dos Trabalhadores  é solidário a dor da família e dos companheiros e companheiras do MST. Temos a certeza que o legado de luta deste companheiro ficará para a história do movimento e do Brasil.

Direção da CUT-MS.
 
 

Estamos muy impactado por la perdida de Egidio…….es increiblemente triste perderle.

Estamos intentado que el companero Edgardo de Nicaragua puede estar con vosotros manana en el funeral.
Estoy en contact con Rita sobre eso.

Estamos con vosotros,

Nico verhagne
via campesina alemanha.

CARTA AL MOVIMIENTO DE LOS TRABAJADORES SIN TIERRA MST DE BRASIL

ANTE LA IRREPARABLE PÉRDIDA DEL COMPAÑERO

EGIDIO BRUNETTO

Guatemala, 28 de noviembre de 2011

El  Comité de Unidad Campesina de Guatemala, ante la incalculable e irreparable pérdida del compañero Egidio Brunetto se solidariza con las y los militantes del MST, con su familia, amigos y compañeros de lucha.

Sabemos que no existen palabras para expresar, desde lo profundo de nuestro corazón, el impacto que para el MST y para Vía Campesina representa el fallecimiento de nuestro querido camarada.

Varios compañeros y compañeras del CUC tuvimos la oportunidad de conocer a Egidio quien siempre destacó, a nuestros ojos, como un compañero, alegre, fraternalmente crítico, sincero y con un aporte importante a la Campaña de 500 Años de Resistencia Indígena, Negra y Popular, la organización de CLOC y de Vía Campesina, entre otros aportes importantes, y que siempre dio muestras de una visión internacionalista.

Desde la cosmovisión originaria de nuestro Pueblo Maya,  el día de hoy B’atz’ representa la sabiduría de los antepasados, la sensibilidad, la afectividad, la capacidad de entrega; por lo mismo, al tiempo que rendimos homenaje a la vida y trayectoria de lucha de nuestro hermano y compañero, llamamos a la militancia de Vía Campesina a seguir su ejemplo de sensibilidad, sabiduría y entrega en las luchas, para de esta forma mantener en alto y siempre vivo el legado del compañero Egidio.

A nuestros hermanos y hermanas del MST, nuestro abrazo fraterno, junto a nuestro corazón solidario, en esta hora difícil pero que nos llama a redoblar nuestros esfuerzos y luchas,  para que la presencia del Compañero Egidio se quede entre nosotros, en la medida en que somos fieles al ejemplo y compromiso que en la práctica siempre demostró.

COMPAÑERO EGIDIO BRUNETTO, PRESENTE EN LA LUCHA CAMPESINA

Consejo Nacional de Coordinación

Cabeza Clara, Corazón Solidario y Puño Combativo

COMITÉ DE UNIDAD CAMPESINA –CUC– MIEMBRO DE WAQIB’ KEJ, CLOC Y LA VIA CAMPESINA

 

Coordenação dos Movimentos Sociais: “Egídio Brunetto vive, a luta segue”

A Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) manifesta sua mais irrestrita e militante solidariedade aos companheiros e companheiras do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) pela irreparável perda de Egídio Brunetto, dirigente da Via Campesina Internacional com quem tanto aprendemos.

Seu falecimento precoce em um acidente de carro na última segunda-feira, 28/11, nos deixa consternados, mas fala mais alto seu exemplo de coerência, determinação e coragem. Eles continuarão vivos, incentivando a caminhada de todos os lutadores e lutadoras pela reforma agrária e por uma sociedade sem opressores nem oprimidos.

Egídio Brunetto vive, a luta segue!

O MST e os movimentos sociais perdem um grande companheiro de luta e um ser humano especial.

Aos familiares de Egídio e amigos, nossas mais sinceras condolências.

Executiva Nacional da CUT

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF) lamenta, com profundo pesar, a perda do companheiro Egídio Brunetto, militante histórico da luta pela reforma agrária.

Egídio é daqueles comandantes que não morrem, pois sua luta seguirá nas mãos de quem semeia a vida com o sangue dos imortais. Que ela nos inspire e nos ensine.

Aos familiares, nossa solidariedade e o agradecimento pela oportunidade de tê-lo entre nós.

Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF

Egidio presente!

Estou arrasada com a notícia sobre o Egidio. Recebam meu carinho e solidariedade nesse momento tão difícil.

É uma enorme perda para toda a Via Campesina, a qual ele dedicou seu trabalho e sua enorme sabedoria.

Abraços,
Maisa Mendonça
pela Rede Social de Direitos Humanos

 

TRISTEZA E HOMENAGEM

A Rede Social de Justiça e Direitos Humanos se une aos lutadores sociais e defensores dos Direitos Humanos nos preitos de homenagem a Egidio Brunetto, dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, falecido na tarde de segunda-feira, 28 de novembro de 2011, em Mato Grosso do Sul.

Com Egídio, a Rede Social teve o orgulho de participar de inúmeras lutas, como aquelas pela punição dos matadores de Silvio Rodrigues de Souza e Ronildo da Silva, assassinados pelo latifúndio e o enfrentamento do agronegócio em Mato Grosso do Sul.

De Egídio, a Rede Social teve o aprendizado da integração das lutas das classes trabalhadores com as populações indígenas e tradicionais e todos os que têm seus direitos humanos violados;

Em Egídio a Rede Social encontrou o militante solidário que se tornou exemplo.

Por Egídio, seguiremos na defesa dos Direitos Humanos.

Egídio Brunetto nos fazia melhores!

 

 

This is really a shocking news. i was fortunate to have met egidio and interacted with him, and strategized together. i fondly remember him because he told me his daughter and i have similar qualities.

His death is a big loss to the movement not only in Brazil but other parts of the world. but we’ll continue to remember him as he was truly an inspiring leader and strategic thinker.
pls. extend my condolences to his family.
best, Meanne

Do Focus on the Global South e LRAN nas Filipinas.

 

De OSPAAAL Condolencias por La pérdida del compañero Egidio Brunetto

Estimadas Messilene y Enedina reciban a nombre de la OSPAAAL y todas las
organizaciones cubanas integrantes del Capítulo Cubano del Foro Social
Mundial las más sentidas condolencias por la trágica muerte del compañero
Egidio Brunetto, dirigente de tu organización, te pedimos por favor hagas
extensivo a la dirección del MST y los familiares de Brunetto nuestro
acompañamiento en estos difíciles momentos.

Cordialmente

Grupo Operativo cubano del Foro Social Mundial.
 

Nos sumamos al pesar del MST por la pérdida de este companhero que tuvimos la alegría de conocer durante la última reunión de la dirección del MST en la ENFF. Pese al poco tiempo que compartimos con él, la alegría y generosidad que este companhero irradiaba era un hecho que llenaba nuestros corazones y hace pocos minutos atrás, justamente hablábamos de él con una companhera de Colombia, sin conocer aún la triste noticia de su partida. Un saludo afectuoso para toda su familia y companheros de lucha.

Marcela Olivares y Rocío Herrera
V Turma Curso Latino “Playa Girón”
Centro de Alerta – Chile.


Nota de Solidariedade

Queridos companheiros, o MMC vem por meio desta se solidarizar, neste momento de dor e pesar, a família e companheiros (as) do MST, pelo falecimento do companheiro Egídio Brunetto, á cima de tudo um grande ser humano, militante do MST e que cumpriu um papel importantíssimo na construção da Coordenadoria Latino Americana de Organizações do Campo – CLOC e Via Campesina Internacional, assim como, nas lutas de modo geral. Tenhamos a certeza que o grande companheiro Egídio vai estar sempre presente em nossa memória como um exemplo de luta!

Atenciosamente,

Movimento de Mulheres Camponesas – MMC Brasil.

 

Fiquei muito triste com a noticia da perda do Egidio. Eu tive o privilegio de atuar com ele em varios momentos e aprendi muito com sua sabedoria, internacionalismo e humildade. Na semana passada estive na Guatemala justamente falando sobre sua proposta em relacao a escola la… Uma das varis iniciativas que devem muito a luta do Egidio. Estou ainda em viagem, agora na Tailandia, mas assim que voltar vou visita-los para transmitir nossa solidariedade ao movimento pessoalmente. A luta continua, e seguiremos juntos construindo o internacionalismo a que o Egidio tanto se dedicou.

Abraços
Adriano e toda a equipe da Actionaid.

Compañeros y compañeras del MST, Atiliana, Jovanni y Anahai, Via Campesina y movimientos populares internacionalestas

Hemos perdido a un compañero, un amigo, un hermano, un ser humano pleno… fiel a sus principios y valores revolucionarios y con una extraordinaria sensibilidad hacia todo lo que significa “VIDA”.

Y porque creyó siempre en la “Vida” nuestra fé cristiana y< br />revolucionaria nos grita que “Egidio Vive” en todos los corazones de los que le conocimos de cerca, de lejos y por referencias, y esto no solo en el Brasil, sino en toda latinoamerica (aquien tanto amó) y en todos los continentes. Nunca fue para él dificultad el idioma en cualquier parte del mundo, su lenguaje comprendido por todos fue el de la solidaridad, la humildad, la fraternidad y la indignación ante cualquier injusticia…y su eterna sonrisa, sus chistes, su vestir simple, su gran amor hacia sus hijos y su compañera.

Egidio vivió para los demás. De todo lo escrito, y es poco, doy fe y me acompañan mi
compañera Lucy, mis hijos Enmanuel y Josué. Gracias Egidio por todo lo que nos enseñaste, y sobre todas las cosas gracias por habernos enseñado a ser cada ves “más humanos”.

Hasta siempre Comandante Egidio…y ocupa algun latifundio de ricos en el cielo que un dia nos encontraremos al li organizando más ocupaciones y Cursos Cone Sul.

“El mejor homenaje
sabrá guardar silencio
el primer día de la gloria
recordará feliz
el nombre numeroso
del camino hasta su sueño
y al final cantará
un “para siempre”
con todos
los que amaron”. Feliu

Marcial GilberTo Congo, Lucy, Josué, Enmanuel
Familia MST liberados en Paraguay

 

Nossos amigos do MST,

Sei o que representa para o Movimento a perda do Egídio.
Eu o conheci há bastante tempo e só crescia minha admiração pelo companheiro, pela sua postura, pela sua relação com outros movimentos, com cada pessoa.

Foi um choque, para mim, essa notícia. Fiquei lembrando de várias ocasiões em que nos encontramos, a participação dele em um de nossos encontros com movimentos sociais, a dura situação da região em que vivia nestes tempos.
Aprendi muito com ele.
Continuaremos seu compromisso.
Abraços,
Eliana
pela equipe CESE.


Caros,

A Companhia Ensaio Aberto lamenta a perda do companheiro e se solidariza com a família e se irmana na dor com todos os companheiros.

Hoje, no ensaio da Missa dos Quilombos lembraremos do companheiro

Luiz Fernando Lobo e todo o coletivo da Ensaio Aberto.
 

El movimiento popular sufre una gran pérdida con la partida a destiempo del compañero Egidio Brunetto, luchador íntegro que supo interpretar el proceso político de nuestra América Latina, ofreciendo un aporte incomparable para la consolidación y el fortalecimiento de la CLOC/Vía Campesina.

A lo largo de este camino de liberación, nos hemos cruzado con mujeres y hombres honestos y valientes, comprometidos con la solidaridad internacionalista y la construcción de nuestros pueblos. Ninguno como Egidio Brunetto, que supo con su ejemplo y su sencillez de campesino transmitir, con gran corazón, la sabiduría acumulada en toda una vida dedicada a la utopía de un mundo mejor. 

Egidio, militante de la vida más allá de la muerte, quedará en la memoria de nuestros pueblos, y muy especialmente en la de quienes lo hemos conocido de cerca. Hoy más que nunca, y en su homenaje, gritemos:

¡Globalicemos la lucha! ¡Globalicemos la esperanza!

Dirección Nacional de Conamuri

Aos familiares de Egídio e a todos os integrantes do MST

o nosso mais prufundo pesar pela perda deste tão valioso companheiro, que sabia, como poucos, na dimensão cívica e politica, encarnar o espírito de cidadão e revolucionário a serviço das grandes causas populares, a exemplo da sonhada realização da reforma agrária. Egídio foi e continuará a ser uma referência viva àqueles que com ele empreederam-se na luta por um Brasil mais justo, solidário e igualitário, bem assim, um exemplo  de dignidade e bravura, para as gerações presentes e futuras, que a história não apagará. 

Parente, em nome da CNASI e dos servidores do INCRA, que sempre nutriram pelo Egídio todo um respeito e apreço. 

 

Aos Companheiros e Companheiras do MST do MS e de modo especial aos familiares do Companheiro Egídio…

A mística que move a nossa organização é a da solidariedade e nesse momento de dor,queremos prestar nossa homenagem a um companheiro que tanto contribuiu com a nossa luta e foi companheiro no mais completo sentido que essa palavra possa ter,porque companheiro é aquele com quem compartilhamos o pão,com o companheiro Egidio compartihamos os desafios da luta e a construção de uma nova sociedade.

A matéria se vai, mas o espírito aguerrido fica como herança para a nossa organização, portanto esse também é um momento de reconhecer a valiosa contribuição que o companheiro destinou ao movimento Sem Terra e a classe trabalhadora como um todo, com ele crescemos em solidariedade e indignação e aprendemos que “um sonho não se mata, assim como não se mata o mar e a sua dança”.

Abraços Fraternos,
Direção Estadual do MST /RN.
 

Carrissimos Companheiros,
Carrissimas Companheiras,
 

O movimento de camponeses em Moçambique, encaminha a sua mensagem de condulencia pelo desaparecimento fisico do companheiro, amigo e militante de luta que sempre em nossas mentas permanecerá, o companheiro Egidio.

Luis Muchanga
Coordenador Executivo – UNAC.

 

Aos famiiares de Egidio Bruneto e ao MST

A Coordenação Nacional da CPT, reunida em Goiânia para a última reunião do ano, sentiu imensamente a morte  do  grande companheiro Egidio e se solidariza com seus familiares e com o MST, por esta perda irreparável.

Egidio foi , desde jovem, um idealista e um grande lutador do povo. Aos sem- terra e aos demais  camponeses e camponesas dedicou integramente sua vida até o último momento.

Perdemos uma grande figura humana, mas  sua luta, seus ideais, toda sua vontade de ver um Brasil diferente e justo,  estas não morrem. Permanecem e hão de frutificar em cada canto deste Pais.

Um abraço fraterno de toda a CPT, da qual Egidio fez parte.

 


Estimados compañeros,

Con profundo pesar conocimos la noticia del lamentable e imprevisto
fallecimiento del compañero Egidio Brunneto, amigo, hermano e inclaudicable
luchador por los derechos de los campesinos y campesinas no sólo de Brasil
sino de todo el mundo. Las campesinas y campesinos cubanos así como su Buró
Nacional hace llegar a todos sus familiares, amigos, a la Dirección Nacional
del MST nuestro más sentido pésame. Egidio ha desaparecido físicamente pero
su ejemplo y sus enseñanzas perduraran en la mente y el corazón de todos
nosotros, sabremos honrarlo como él se merece continuando sus ideas y su
lucha.
fraternalmente,
Departamento de RRII ANAP, Cuba.