Governo cria grupo interministerial de trabalho para enfrentar uso de agrotóxicos

 

Da Página do MST*

 

 

Da Página do MST*

 

Uma reunião interministerial, promovida pela Secretaria Geral da Presidência da República nesta terça-feira (28/1), selou a criação de um Grupo de Trabalho para discutir o Plano Nacional de Enfrentamento da Produção, Comercialização e Uso de Agrotóxicos e suas Consequências à Saúde e ao Meio Ambiente no Brasil.

A equipe envolve os ministérios da Saúde, do Meio Ambiente, da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Justiça, a Anvisa e o Ibama.

A primeira reunião debateu os encaminhamentos do relatório produzido pela Subcomissão Especial da Câmara dos Deputados, sobre o Uso dos Agrotóxicos e suas Consequências à Saúde, da Comissão de Seguridade Social.

O deputado federal Padre João (PT-MG), autor do relatório da comissão, participou da reunião. “O problema dos agrotóxicos é sério. Precisamos tomar coragem e enfrentar isso. O governo paga caro e a sociedade inteira sofre com isto. Veneno produz doença, mata e incapacita as pessoas. Não dá mais para continuar produzindo assim”, alertou.

No dia 3 de abril, será analisado o relatório da comissão e levantadas propostas para o plano de trabalho e ações referentes ao tema no Ministério da Saúde, envolvendo também o Ministério do Trabalho e Emprego, a Agência Nacional de Águas, Ministério da Previdência Social.

O tema vem ganhando repercussão nacional pelo trabalho realizado pela Subcomissão e pela Campanha Nacional contra o Uso dos Agrotóxicos. Nos dias 17 e 18 de março, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) realiza um seminário nacional, em Brasília, para debater medidas sobre o tema.

Já nos dias 21 e 22 do mesmo mês, o Ministério da Saúde realiza evento para discutir e avaliar os impactos dos agrotóxicos na saúde da população.

 

* com informações da página do deputado Padre João