Mulheres da Via Campesina se mobilizam em Santa Catarina



Por Fábio Reis
Da Página do MST

Cerca de 200 mulheres da Via Campesina se reúnem no município de Passos Maia (SC) nessa quinta-feira (08). Na abertura do encontro foi realizada uma mística representando o meio ambiente, tema esse, retratado em todo o evento. 

Logo após a abertura, Irma Brunetto, da coordenação nacional do MST, deu sequência falando sobre o uso abusivo dos agrotóxicos e seus males. As mulheres do encontro reafirmaram a importância desse tema ao assinarem a carta à presidente Dilma Rousseff pedindo o veto integral às mudanças no Código Florestal.

Jaime Bianchi, militante e assessor do deputado estadual Padre Pedro Baldissera, também deu sua parcela de contribuição falando sobre o modelo de agricultura hegemônico de nosso país, o agronegócio, e o desenfreado desmatamento da região Amazônica.

Para Bianchi, “por mais longe que seja de nossa região, a Amazônia exerce grande influência em nosso estado, principalmente no que diz respeito ao descontrole no ciclo de chuvas”.

Exemplificou tal fato ao dizer que ora chove demasiadamente, causando enchentes em diversas partes no estado, ora sofre-se com seca, como nos últimos tempos.
Não deixou de destacar, contudo, a enorme concentração de riqueza e o controle da produção, como a agrícola, responsável pela geração da pobreza e da desigualdade.

“Nós trabalhadores consumimos somente conservantes e produtos químicos, em que muitas vezes pode até ter um gosto bom, mas não pensamos nas conseqüências que esse alimento possa vir a trazer, como esterilidade, câncer, etc”, afirmou Bianchi.

No final da tarde, as mulheres saem em marcha pela cidade no intuito de deixar o recado a toda a população do município e pedir o apoio dos moradores em defesa do meio ambiente e o veto ao novo Código Florestal.