Militantes do movimento Occupy nos EUA fazem ação em solidariedade ao MST





Moradores do município de Albany (Baía de São Francisco, na Califórnia, EUA), agricultores, estudantes, pesquisadores e ativistas ocuparam nesse domingo (22) uma área pública conhecida como Lote Gill, administrada pela Universidade da Califórnia.

Moradores do município de Albany (Baía de São Francisco, na Califórnia, EUA), agricultores, estudantes, pesquisadores e ativistas ocuparam nesse domingo (22) uma área pública conhecida como Lote Gill, administrada pela Universidade da Califórnia.

A ação batizada de Occupy the Farm (Ocupar a Fazenda), foi realizada no mês de abril em solidariedade à Via Campesina e ao MST, já que nesse período são feitas diversas ações na luta pela terra para relembrar a morte de 21 Sem Terra no município de Eldorado dos Carajás, no Pará. A operação conduzida pela Polícia Militar em 1996 ficou conhecida como o Massacre de Eldorado dos Carajás.

O Lote Gill é um dos últimos remanescentes de 10 hectares de solo agrícola Classe I (ideal para agricultura) na área urbana de Albany, Baía de São Francisco, Califórnia. O Lote Gill é terra pública administrada pela Universidade da Califórnia, que no entanto, está a venda para construtores privados.

Durante décadas, a Universidade da Califórnia tem frustrado as tentativas da comunidade de transformar o local para agricultura urbana sustentável e educação participativa. Com desrespeito deliberado pelo interesse público, os administradores da Universidade planejam pavimentar esse privilegiado solo agrícola para uso comercial de um supermercado, WholeFoods, e um estacionamento.

“Durante dez anos, as pessoas de Albany tentaram transformar o Lote Gill em uma Fazenda Urbana e um espaço mais aberto para a comunidade. As pessoas na área da Baía merecem usar este tesouro da terra para agricultura urbana que possa ajudar a proteger o futuro da nossas crianças “, explica Jackie Hermes-Fletcher, uma moradora de Albany e professora de escola pública por 38 anos.

Ocupar a Fazenda procura resolver os problemas estruturais de saúde e desigualdade na Califórnia que decorrem da falta de acesso a alimentos e à terra. A ação de hoje recupera o Lote Gill para demonstrar e exercer o direito dos povos a utilizar o espaço público para o bem público. Esta fazenda irá servir como núcleo para agricultura urbana, uma fonte de alimento saudável e acessível para os residentes da área e um centro educacional.

“Cada pedaço de terra urbana não contaminada precisa ser cultivada para que possamos recuperar o controle sobre a forma como o alimento é cultivado, de onde vem, e para quem vai”, diz Anya Kamenskaya, ex-aluna da Universidade da Califórnia e educadora de agricultura urbana. “Nós podemos cultivar espaços subutilizados como estes para criar alternativas para o controle empresarial do nosso sistema alimentar.”

A Universidade da Califórnia decidiu privatizar este recurso público singularpara espaço comercial e, ironicamente, uma mercearia de alto-padrão. Este é apenas o último de uma série de esquemas de privatização. Ao longo das últimas décadas, a universidade tem deslocado cada vez mais o uso do Lote Gill da agricultura sustentável para a biotecnologia, com financiamento de empresas como a Novartis e BP.

Frustradas que o diálogo tradicional tem caído em ouvidos surdos, muitos moradores locais, estudantes e professores se uniram como movimento social “OccupytheFarm”, Ocupar a Fazenda, para tomar de volta o Lote Gill. Este grupo está trabalhando para capacitar as comunidades para controlar seus próprios sistemas alimentares para um futuro resiliente, estável e justo – um conceito e prática conhecido comosoberania alimentar.

O Lote Gill está localizado entre as cidades de Berkeley e Albany, na intersecção da Avenida San Pablo e Avenida Marin.

A quem está na região, o movimento esta pedindo apoio e solidariedade pessoal:

• Junte-se: Venha vestida para trabalhar! Precisamos de pessoas para ajudar a lavrar a terra, plantar mudas, lecionar oficinas em agricultura urbana, e muito mais.

• Doação / Empréstimo: Precisamos de pás, ancinhos, picaretas, moto-cultivadores, fita de irrigação por gotejamento, luvas, chapéus, alimentos e qualquer outra coisa relacionada a agricultura!

• As doações em dinheiro podem ser enviadas através do nosso site em http://www.takebackthetract.com

A quem está no Brasil, o movimento esta pedindo apoio e solidariedade internacionalista:

•Divulguem informação sobre nossa luta! Precisamos de apoio político em todos os níveis, e quanto maior for a exposição pública de nossa luta, maior serão nossas chances de resistir repressão!