Acampamento do MST no Distrito Federal está cercado por jagunços

 

 

Por Mayrá Lima

Da Página do MST

 

 

Por Mayrá Lima

Da Página do MST

O acampamento 8 de março, na fazenda Toca da Raposa, em Planaltina (DF), está nesta manhã de quinta-feira (19) cercado por jagunços. A área está ameaçada por um pedido de reintegração de posse, que estava prevista para ocorrer na manhã de hoje, mas acabou não sendo executada; no entanto, a reintegração ainda pode ocorrer. Além disso, os acampados alegam que ônibus e caminhonetes com jagunços do produtor de soja Mário Zanatta, proprietário da área, cercam o local. Tratores do latifundiário também se aproximam da área.

As famílias Sem Terra denunciam que parte das terras da fazenda pertence ao Governo e foram griladas por Mário Zanatta. Após a ocupação no dia 8 de março, o Governo do Distrito Federal (GDF) afirmou que a área era pública.

“Realizamos audiências ainda em março com a Ouvidoria Agrária Nacional . O GDF confirmou que a área era pertencente ao Governo. Acordamos o prazo de 45 dias para o Governo entrar com a ação na Justiça, reivindicando a área grilada, mas nada foi feito, e agora o juiz expediu a reintegração de posse”. disse Lucimar Nascimento, integrante da direção nacional do MST.

Em novembro de 2004, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu mais de meia tonelada de agrotóxico contrabandeado no local. Na época, quando a fazenda foi ocupada pela primeira vez, o latifundiário tentou comprovar a posse de parte da área, mas a documentação apresentada foi considerada inválida pelos institutos responsáveis pelo levantamento da documentação.