Turma de Direito do campo se forma na Universidade Federal de Goiás

 

 

 

 

Por Iris Pacheco
Da Página do MST

A celebração de uma grande conquista em uma data memorável. Assim se configurou a formatura da primeira turma de Direito Evandro Lins e Silva. São 56 camponeses e camponesas que concluíram o curso de bacharelado em Direito na Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da parceria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), Via Campesina, MST, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (FETAEG).

Do total de formandos, 12 já passaram no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Estiveram presentes na solenidade o reitor da Universidade Federal de Brasília (UNB), José Geraldo Souza Junior, e o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil.

Após cinco anos de determinação e resistência para garantir o direito à educação digna, a turma de Direito Evandro Lins e Silva é resultado recente da luta por acesso a educação digna para o campo. “Tenho esperança que a partir de hoje tenho companheiros que vão mostrar que o Direito não deve ser do jeito como ele é”, ressaltou Gilmar Mauro, integrante da coordenação nacional do MST, ao reforçar a importância da turma em atuar com um novo instrumento na luta pela Reforma Agrária.

Patrono da turma, Dom Tomás Balduíno retratou a solenidade como uma celebração realizada numa data histórica que se configura numa amostra de uma pequena semente. “Esperamos que a luta não pare, que aqui não seja o final da caminhada. Mas, o fim de uma etapa nessa longa jornada”, disse.

O direito à educação é uma luta histórica dos movimentos sociais do campo. O acesso de camponeses e camponesas às Universidades no Brasil é resultado direto da mobilização e resistência destes movimentos.

Também presente na solenidade, o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, representando o paraninfo da turma, o ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou em nome da Presidenta Dilma Roussef a garantia de que outros cursos iguais a esse, sob o princípio de assegurar a educação para a classe trabalhadora do campo.

Enquanto isso, os mais novos bacharéis em Direito assumiram em coletivo, no meio da Praça de eventos da Cidade de Goiás, município do estado de Goiás, o compromisso com o povo que os forjaram. “O ato de ocupar faz parte da pressão social para se obter direitos e que este deve ser um instrumento de fortalecimento e construção da luta da classe trabalhadora”, disseram.