Jovens do MST participam do Art Jovem e discutem cultura camponesa

 

 


Por Wesley Lima
Do Blog Voz do Movimento


 
Na manhã da última sexta-feira (10), o Centro de Cultura de Igrapiúna (BA) sediou o programa Art Jovem, que contou com a presença de dois jovens do setor regional de comunicação do MST, Ronaldo Carvalho e Wesley Lima, além de outros participantes de algumas escolas do município e integrantes do projeto Melhor Idade. O programa trazia como tema o encontro entre as gerações, possibilitando troca de experiências e de atividades culturais.
 
Neste programa, foi abordado questões referentes a convivência entre os jovens e idosos, ao levantarem questionamentos sobre o nosso dever como cidadão e quais ações devem ser tomadas em pró de uma sociedade melhor. Uma das finalidades é erradicar as diferenças que possam existir socialmente e que o respeito possa ser recíproco nas diversas etapas da vida.
 
Os integrantes do MST falaram sobre as experiências produzidas no estado baiano que geram integração entre a juventude Sem Terra e sua família. Pensando nisto, a Agricultura Familiar foi discutida e colocada como proposta de inserção entre as gerações.


Na avaliação dos jovens do Movimento, ao levarem a discussão em torno da Reforma Agrária e da mudança social a outros espaços, como foi a participação do MST no Art Jovem, contribuindo na construção de alianças entre o campo e a cidade na região. Agricultura Familiar foi discutida e colocada como proposta de inserção entre as gerações.
 
Na avaliação dos jovens do Movimento, ao levarem a discussão em torno da Reforma Agrária e da mudança social a outros espaços, como foi a participação do MST no Art Jovem, contribui na construção de alianças entre o campo e a cidade na região.
O programa Art Jovem é uma iniciativa da Secretaria de Cultura com as prefeituras da região. A ideia é fazer a sociedade refletir e socializar as atividades culturais dos municípios promovendo uma integração social. Cada programa possui um tema específico, e de uma maneira dinâmica, a temática é trabalha e discutida pela plateia.