Tradicional Feira da Reforma Agrária de Maceió acontece até este sábado

Por Rafael Soriano
Da Página do MST

Nesta quarta-feira (12) inicia a 13ª Feira da Reforma Agrária, realização anual do MST, na Praça Afrânio Jorge (Praça da Faculdade), Centro de Maceió (AL). Os feirantes, vindos de todo estado, trazem toneladas de produtos saudáveis das roças dos assentamentos e acampamentos de todo estado de Alagoas. A Cerimônia de Abertura ocorre nesta quarta às 17h30.

Feira da Reforma Agrária está enraizada no calendário de Maceió

“Na Feira, praticamos a venda direta do agricultor ao consumidor, o que é bom tanto para um como para o outro. O consumidor compra mais barato e o agricultor lucra mais, eliminando a figura do atravessador”, avalia José Roberto Silva, da direção nacional do MST.

Uma diversidade de produtos da Reforma Agrária já toma as ruelas da Feira, a exemplo do grande número de aves, abóboras, beiju, raízes, bananas, laranjas etc.

A praça central da Feira abriga as barracas de alimentação, que comercializam o bode, a galinha de capoeira, tudo feito na hora para café da manhã, almoço e jantar. Além de tudo, é neste cenário que toma lugar todas as noites o festival de Cultura Popular, com atrações culturais da terra e a presença na Abertura da Feira do violeiro mineiro Pereira da Viola, grande nome da moda caipira no país, com trabalhos no Brasil e exterior.

Confira as fotos da feira

Entre 12 e 15 de setembro, a população de Maceió poderá levar para sua mesa os produtos saudáveis, produzidos sob os princípios do convívio com o meio ambiente, sem a utilização de agrotóxicos. Outro diferencial são os preços, que seguem uma tabela limite, abaixo dos valores geralmente encontrados no mercado, tudo para fortalecer o diálogo entre campo e cidade em torno da importância da realização de uma Reforma Agrária Popular.

Confira a programação do Festival de Cultura Popular:

QUA (12):
16h – Negão dos 8 Baixos  
18h – Cineclube Cinema Na Terra
19h – Seresteiros de São Vicente
20h30 – Pereira da Viola (MG)
22h – Batatinha

QUI (13):
17h – Cortejo Afro
18h – Cineclube Cinema Na Terra
19h – Samba da Ladeira
20h30 – Rogério Dias e banda com o show Forró ao Coco
22h – Lupércio

SEX (14):
17h – Demis Santana
18h – Cineclube Cinema Na Terra
19h – Expresso Brasil   
20h30 – Seu Nelson da Rabeca
22h – Cara Nova

SÁB (15):
17 – Dona Mariquinha
18h – Cineclube Cinema Na Terra
19h – Coco de Roda Ganga Zumba 
20h30 – Malacada
22h – Trio Nó Cego