Série sobre déficit de escolas mostra desafios da educação no meio rural


 

 


Da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Um dos maiores desafios para o acesso a educação básica brasileira é a dificuldade de acesso de professores e alunos às escolas de áreas rurais. Isso acontece principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país. Em muitas cidades, as escolas não são suficientes para atender aos alunos em locais próximos a suas casas.

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBOPE, em 2010, 10% dos estudantes que vivem nas zonas rurais levam mais de uma hora para chegar até a escola todos os dias.

O primeiro relatório global sobre as crianças fora da escola lançado pela UNICEF aponta que, no período de dez anos, cerca de 37 mil escolas rurais foram fechadas em todo o país.

Para a coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Iracema Nascimento, há um número muito alto de crianças de educação infantil, estudantes do ensino fundamental, médio e jovens do EJA que estudam em escolas muito distantes de suas residências. “Isso faz com que essas crianças e jovens tenham que percorrer longos percursos para chegarem até a escola, sendo que há crianças muito pequenas tendo que pegar ônibus com uma hora e meia de trajeto”.

“Ter projetos de transporte escolar é necessário, é fundamental. E muitas iniciativas vêm sendo feitas inclusive para oferecer transporte que não seja só o tradicional. Mas isso não exclui a necessidade de construção e de reforma em escolas nesses locais”, afirma Iracema.

Este foi o tema da segunda reportagem sa série de reportagens ” Fora da escola”.