Sem Terra ocupam fazenda em Goiás e pressionam por Reforma Agrária


Por Ramiro Olivier
Da Página do MST


Por Ramiro Olivier
Da Página do MST

Cerca de 500 famílias do estado de Goiás estão acampadas na fazenda Caieiras, no município de Vila Propício (localizada a 200 km de Goiânia), desde o último domingo (21).

Há mais de três anos que o latifúndio de 4.060 hectares, com capacidade para assentar 200 famílias, já foi vistoriado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O decreto para que a terra seja destinada para fins de Reforma Agrária já foi concedido. No entanto, um problema judicial relacionado ao processo de espólio do ex-proprietário está emperrando o processo de desapropriação da área.

Segundo Valdir Miznerovics, da direção nacional do MST, a ocupação foi realizada no intuito de pressionar o Incra para que ocorra a desapropriação de todas as terras que já foram vistoriadas pelo órgão no estado, cuja inoperância dos servidores faz com que as terras continuem sem o cumprimento de sua função social.

De acordo com Valdir, nenhuma área do estado de Goiás foi desapropriada nos últimos três anos, impedindo que as mais de 1050 famílias acampados em todo o estado possam viver dignamente. “Há anos que as famílias estão acampadas e lutando por terra. Estão em situação de abandono pelos órgãos responsáveis, a situação está feia”, denuncia.