Uneb abre inscrições a 2° Turma de Direito para os assentados


Por Wesley Lima
Da Página do MST

Por Wesley Lima
Da Página do MST

Iniciaram as inscrições para o processo seletivo da 2º Turma Especial do Bacharelado em Direito na Bahia, que acontecerá em Salvador pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Esta turma tem como público alvo os Assentados da Reforma Agrária ligado aos movimentos sociais em todo o estado.

Este curso se concretiza a partir de um convênio estabelecido entre o Programa Nacional de Educação nas Áreas de Reforma Agrária (Pronera), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a UNEB. Dentre os inscritos, 50 trabalhadores rurais irão compor a turma.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 22 de fevereiro a 1° de março pelo site da UNEB (http://www.uneb.br/turmaespecialdireito), onde o interessado pode buscar mais informações referente a documentação necessária para a matrícula, tendo acesso ao edital do curso.

As provas do processo seletivo serão realizadas nos dias 9 e 10 de março, nas instalações do Departamento de Ciências Humanas (DCH). No primeiro dia, os candidatos farão provas de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e redação. Já no segundo dia, serão aplicados os exames de ciências humanas e suas tecnologias (geografia, história, filosofia, sociologia e atualidades) e de ciências da natureza e suas tecnologias (física, química e biologia).

Pronera

Criado em 1998, o Pronera é uma política de educação do campo desenvolvida em áreas de reforma agrária e executada pelos governos estadual e federal.

Este programa foi uma conquista dos trabalhadores rurais de todo o Brasil, na busca pelo acesso a educação em seus diversos níveis de escolaridade.

As atividades, que são realizadas em parceria com o Incra e com movimentos sociais — a exemplo do MST —, já formou turmas nos campus da UNEB espalhados pelo estado de Pedagogia, Magistério e Letras, e concretizou turmas para jovens e adultos visando a escolarização fundamental 1 e 2 e alfabetização.