Ao lado de Dilma, Lula pede condenação dos autores do Massacre de Felisburgo

 

Da Página do MST


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado da presidenta Dilma Rousseff, pediu a condenação dos responsáveis pelo Massacre de Felisburgo, que será realizado no dia 15 de maio.

"Eu queria pedir para os companheiros do PT serem solidários aos companheiros. E no dia 15, a gente espera que a Justiça faça justiça e que os responsáveis sejam condenados", disse Lula, em ato do PT realizado na terça-feira (16/4).

 

Da Página do MST

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado da presidenta Dilma Rousseff, pediu a condenação dos responsáveis pelo Massacre de Felisburgo, que será realizado no dia 15 de maio.

“Eu queria pedir para os companheiros do PT serem solidários aos companheiros. E no dia 15, a gente espera que a Justiça faça justiça e que os responsáveis sejam condenados”, disse Lula, em ato do PT realizado na terça-feira (16/4).

O massacre, que aconteceu em 20 de novembro de 2004, deixou cinco trabalhadores do MST mortos e mais 20 feridos no município de Felisburgo, na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

O latifundiário Adriano Chafik, que confessou o crime em depoimento à Polícia Militar, será julgado por participar e coordenar o massacre.

“No próximo dia 15 de maio, serão julgados aqui em Belo Horizonte os responsáveis pelo massacre dos trabalhadores Sem Terra ocorridos em 20 de novembro na cidade de Felisburgo. Naquele dia trágico, cinco trabalhadores foram mortos e houve 20 feridos, entre eles cinco crianças”, lamentou Lula.

 

Em agosto de 2009, Lula assinou o decreto de desapropriação por crime ambiental da Fazenda Nova Alegria, onde aconteceu o massacre. 

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ficou autorizado a promover a desapropriação do imóvel rural de que trata o decreto e efetivar o assentamento de cerca 40 famílias Sem Terra, do MST.

No entanto, os advogados de Chafik entraram com um recurso no Poder Judiciário que travou a criação do assentamento.

Lula e a presidenta Dilma Rousseff participaram de ato do PT sobre os 10 anos dogoverno. Durante a cerimônia, Dilma disse que o controle da inflação foi uma conquista do PT na Presidência.

“Não faço nunca negociação nem concessão com inflação. Também não abrimos mão da estabilidade, e isso não se confunde com a recessão e o desemprego”, afirmou. A presidente disse recentemente que era contra políticas de combate à inflação que pudessem comprometer o crescimento.

Entenda o caso: