Novo Secretário de Agricultura de PE pode representar nova prática agrícola

 

Por Ramiro Olivier
Da Página do MST

 

Por Ramiro Olivier
Da Página do MST


 
Nesta terça-feira (14/5), aconteceu a posse do novo Secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA), Aldo Santos, nomeado pelo governador do estado, Eduardo Campos (PSB).

O ex-gerente geral do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável substituiu Ranilson Ramos, que agora passará a ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A solenidade ocorreu na Sede Provisória do governo do estado, no Centro de Convenções, em Recife. Estavam presentes representações dos movimentos sociais do campo, deputados, entidades organizadas e sociedade civil.

Os movimentos sociais do campo acreditam que a entrada de Santos na secretaria de agricultura possibilita uma melhoria e um maior desenvolvimento nas áreas de assentamento da Reforma Agrária.

“Aldo tem um transito importante nos movimentos sociais do campo e defende as experiências de práticas científicas agroecológicas no processo de desenvolvimento rural”, destaca Francisco Terto, da direção nacional do MST.

Terto lembra a importância de ter alguém no posto com conhecimento sobre o modelo agroecológico de produção, já que Pernambuco possui um histórico de monocultivo de cana-de-açúcar.

“Existe uma possibilidade de alteração do cenário de monocultivo para um possível sistema agroecológico sustentável, desenvolvendo os assentamentos em Pernambuco”, acredita.

Aldo Santos já integrava a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária desde janeiro de 2011, quando foi nomeado secretário-executivo de Agricultura Familiar. A partir de janeiro de 2012, passou a acumular a gerência geral do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pernambuco (Prorural).