Organizações realizam ato por demarcação e Reforma Agrária no MS

Da Página do MST

Nesta sexta-feira (7), diversas organizações sociais realizam um ato público em defesa dos direitos dos Povos da Terra, às 10h, em Campo Grande (MS), na Praça do Rádio Clube.

A atividade visa pautar à sociedade a problemática fundiária no estado do Mato Grosso do Sul e a necessidade de promover ações em defesa dos direitos humanos.

O ato público faz parte da Jornada Unitária de Luta, que se iniciou com uma marcha na última segunda-feira (3) chegando a Campo Grande nessa quarta (5), com o objetivo de reivindicar a titulação e demarcação dos territórios indígenas e quilombolas e exigir a realização da Reforma Agrária.

Leia mais:
“Vamos partir para a luta e vamos retomar o que é nosso”, diz indígena

Segundo Jonas Carlos da Conceição, da coordenação estadual do MST, “o poder público não pode continuar fechando os olhos para o que está acontecendo no Mato Grosso do Sul. Estamos vivendo um momento de grande ofensiva do agronegócio, incentivada pelo silêncio conivente do governo. Nesse sentido, os movimentos sociais veem na luta unificada a estratégia para enfrentar diretamente o agronegócio e o latifúndio da região, à violência e a desterritorialização”, acredita.

Os movimentos sociais do campo entendem que a construção da unidade não é uma mera retórica de discursos e sim um processo que tem que ser construído e demonstrado na própria prática.

Participam do ato público MST, MCLRA (Movimento Camponês de Luta pela Reforma Agrária), Movimento Atyguassú, Movimento do povo Terena, Movimento do povo kadiwéus, CDDH (Centro de Defesa dos Direitos Humanos), CPT (Comissão Pastoral da Terra), CIMI (Conselho Indieginista Massionário), MMC (Movimento de Mulheres Campesinas), APOMES (Associação de Produtores Orgânicas), FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Coletivo Nacional Levante/Oposição de Esquerda da UNE, SISTA (Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul), CUT (Central Única dos Trabalhadores), SINDISEP (Sindicato dos Servidores Públicos Federais

Informações:
 

Dia: 07/06 – Sexta-feira

Horário: 10hs

Local: Praça do Rádio Clube – Campo Grande (Mato Grosso do Sul)