Assentados comemoram primeira festa do milho no assentamento Normandia


Por Ramiro Olivier
Da Página do MST

O assentamento Normandia, no município de Caruaru, em Pernambuco – cerca de 180 km da capital -, realizou neste sábado (10) sua primeira festa do milho. A sede da associação do assentamento foi palco da festa, que aconteceu após a trituração e silagem da produção.

Canjica, pamonha, milho cozido e um café da manhã farto foram a base da celebração, onde os trabalhadores e as trabalhadoras puderam degustar coletivamente as comidas típicas derivadas de suas plantações.

Tal produção faz parte de uma parceria com o governo do estado e a prefeitura de Caruaru, firmada no fim do mês de abril deste ano, com o intuito de amenizar os impactos da seca. Desta parceria, nasceu o programa Terra Pronta, lançado pelo próprio governador Eduardo Campos (PSB) em visita ao assentamento.

O programa inaugurou a distribuição dos kits de irrigação de milho forrageiro para toda a região, voltado para amenizar os impactos causados pela seca na região agreste.

Para Jaime Amorim, da direção estadual do MST, a importância da iniciativa do governo estadual e municipal foi demonstrar que os investimentos nas áreas de Reforma Agrária dão resultados positivos para a produção de alimentos.

“Os Sem Terra necessitam de investimentos para que possamos produzir alimentos saudáveis para alimentação familiar, assim como ração para os animais”, disse o dirigente.

Já o secretário de Agricultura e Reforma Agrária do estado (SARA), Aldo Santos, disse que para além das parcerias já feitas com o MST, o compromisso de continuar apoiando os assentamentos terão continuidade.

Milho forrageiro

O milho forrageiro é uma espécie distinta da qual os trabalhadores estão acostumados a cultivar em seus roçados. Feito para silagem, ele tem como característica principal a produção precoce.

Para o especialista Arnaldo Ferreira da Silva, essa espécie de milho seria recomendada para a alimentação de gado, ou para regiões sujeitas a ventos fortes, mais susceptíveis ao tombamento e/ou quebramento de plantas.