Festa da Colheita e Troca de Sementes fortalece a agroecologia em Sergipe

Da Pagina do MST

No sábado (17), diversos camponeses e agricultores rurais participaram da Festa da Colheita e Troca de Sementes no município de Arauá, na região sul do estado de Sergipe.

Um grande almoço coletivo utilizando-se dos alimentos produzidos pelas próprias famílias deu início à festa, celebrando a vida e a produção livre de agrotóxicos. A mística de abertura trouxe a importância da cultura e da valorização dos saberes do povo camponês, reafirmando a luta contra o agronegócio e seu modelo de desenvolvimento para o campo brasileiro.

À tarde, mais de 12 comunidades camponesas participaram da experiência de troca das suas colheitas: frutas, raízes, hortaliças, doces, sementes e mudas. Os participantes ressaltaram a necessidade de construir mais redes de intercâmbios entre a região sul do estado, proporcionando maior autonomia aos camponeses e soberania alimentar.

A atividade encerrou-se à noite com muita animação e alegria, com o típico Forró Nordestino,  manifestação  artística e cultural simbolizando a valorização do povo camponês.

A atividade foi fruto de uma parceria entre o MST, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), e tinha como objetivo divulgar as experiências desenvolvidas nas áreas de Reforma Agrária e extrativistas participando do projeto Camponês a Camponês.

O projeto Camponês a Camponês – Construção do conhecimento agroecológico em territórios de identidade rural por meio de intercâmbios em redes sociais – tem como proposta resgatar os saberes agroecológicos das famílias por meio da construção de intercâmbios.

A socialização e difusão dos conhecimentos são centrais na consolidação das redes de intercâmbios, que agrupem comunidades camponesas em processo de transição agroecológica.