Fazendeiros abrem fogo contra acampamento do MST no sul do Pará

 
 
Por Marcio Zonta
 
 
Por Marcio Zonta
Da Página do
 MST
 
Desde a manhã de quinta-feira (12/9) fazendeiros e pistoleiros de Parauapebas e Curionópolis abrem fogo contra o acampamento Frei Henry, organizado pelo MST no Pará, na rodovia PA 250.
 
A estrada que vai até o acampamento foi interditada e os fazendeiros fizeram um cerco ao acampamento. A polícia não conseguiu chegar ao local, e conforme relatos dos acampados, uma mulher foi atingida de raspão por uma bala.
 
Uma acampada, por telefone, relatou a situação: “As famílias estão apavoradas e tentam se proteger de qualquer jeito. À noite os tiros em direção aos barracos foram intensos e agora tem muita gente escondida no mato com medo das balas”.
 
Há um ano os fazendeiros usaram da mesma violência para tentar expulsar cerca de 200 famílias que ocupam parte da fazenda Fazendinha desde agosto de 2010.
 
Segundo o Instituto de Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Marabá, a área está em fase de desapropriação. O processo gerado no caso foi ganho em todas as instâncias jurídicas pelas famílias acampadas.
 
Conforme laudo realizado pelo instituto, a área é grilada e improdutiva, por isso está sendo destinada para fins de Reforma Agrária.
 
Esse seria o motivo da revolta dos fazendeiros da região. “Aqui no sul do Pará as terras se ganham legalmente e à custa de muito sangue dessas famílias Sem Terra”, desabafa a acampada.
 
O Superintende regional do INCRA de Marabá, Eudério de Macedo Coelho não se pronunciou sobre o assunto.