Educadores realizam 1° encontro do projeto popular para a educação no RS


Por Iana Reis
Da Página do MST

Dezenas de professores e educadores de vários movimentos sociais e redes de ensino se reuniram em Porto Alegre (RS) durante o 1° Encontro de Educadores e Educadoras do Projeto Popular.

O encontro que aconteceu no último dia 15 de setembro debateu a atual conjuntura do processo educacional no país. Organizações sociais camponesas e urbanas, como o MST e o Levante Popular da Juventude, vem somando forças para compor um trabalho que consolide ações permanentes de luta em torno da bandeira do Projeto Popular para a educação.

Com esta articulação, as organizações pretendem potencializar o trabalho por meio da formação, organização e luta em defesa do projeto, onde essas práticas possam dialogar e compartilhar métodos.

Ambas as organizações tem a educação concebida no ceio da luta. No caso do MST, ela está ligada à luta pela terra, ao trazer acúmulos no campo organizativo, pedagógico, prático e teórico, visando transformação social na construção de uma educação popular e emancipatória.

Já o Levante Popular da Juventude tem pautado a educação como bandeira de luta permanente, por meio do Projeto Popular Para a Educação. Partem do espaço da escola, organizando a juventude e motivando que ela possa pensar sua realidade para poder transformá-la.