MST realiza 1ª Feira da Reforma Agrária de Arapiraca, em Alagoas


Por Rafael Soriano
Da Página do MST

Neste mês de outubro, o município de Arapiraca (AL) receberá sua primeira Feira da Reforma Agrária, realizada pelo MST.

Por Rafael Soriano
Da Página do MST

Neste mês de outubro, o município de Arapiraca (AL) receberá sua primeira Feira da Reforma Agrária, realizada pelo MST.

O evento, já consolidado há 14 anos na capital Maceió, chega agora a segunda maior cidade do estado de Alagoas, com o intuito de intensificar o diálogo com a sociedade sobre a importância da Reforma Agrária e a produção livre de agrotóxicos.

Durante os dias 16, 17 e 18/10, centenas de agricultores de todas as regiões do estado trazem toneladas de alimentos e uma diversidade de produtos vindos de assentamentos e acampamentos.

A feira se destaca também pela tabela de preços abaixo do mercado, consequência da eliminação da figura do atravessador e da venda direta do produtor ao consumidor final.

Além da variedade de produtos saudáveis, a feira ainda traz uma vasta programação sócio-cultural, que aproxima e identifica ainda mais campo e cidade. A abertura oficial do evento acontece no dia 16/10, às 19h.

Nas noites de 16 e 17/10, feirantes e população em geral se confraternizam num Festival de Cultura Popular, que traz atrações locais e regionais.

Para a militante do MST Débora Nunes, “as feiras da Reforma Agrária são uma forma de diálogo privilegiada do Movimento com a sociedade, pois nelas toda população vê materializada, pode tocar, cheirar, o fruto das lutas que promovemos durante todo o ano. Cada ocupação de terra, cada marcha possibilita que tragamos à cidade e às feiras locais a produção de base orgânica, que alimenta e dá saúde a todos”.

A cidade de Arapiraca está localizada no agreste alagoano, região privilegiada por possuir condições de solo adequadas ao cultivo agrícola.

É também uma região conhecida pela divisão da terra em pequenas e médias propriedades, característica intensificada pela luta de milhares de famílias em defesa da Reforma Agrária, contribuindo para a diversificação e organização coletiva da produção.