Assentamento Virgulino Ferreira comemorara 15 anos de conquistas

Por Ramiro Olivier
Da Página do MST

As 300 famílias do Assentamento Virgulino Ferreira, na região central do sertão pernambucano, comemoram, nesta segunda-feira (28/10), os 15 anos da luta pela conquista do assentamento.
 
A festa contou com café da manhã, apresentações culturais, seminário e culto ecumênico.  

Jaime Amorim, da coordenação nacional do MST, também contou a história do assentamento e a importância dessa conquista para o MST, que se iniciou em abril de 1998, quando cerca de 120 famílias ocuparam a área e logo iniciaram a produção naquelas terras.

Para além da festa de celebração, os trabalhadores rurais puderam comemorar outras conquistas importantes para a estrutura do assentamento e para os moradores das proximidades firmadas no dia do festejo.

Cerca de 600 famílias moradoras da barragem de Serrinha e seu entorno, na zona rural de Serra Talhada, foram beneficiadas com o fechamento de convênios entre a prefeitura e os governos estadual e federal. 

O primeiro compromisso firmado pelas autoridades foi o melhoramento de 44 km de estradas vicinais. Já a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) anunciou a instalação de sistemas simplificados de plantio de milho forrageiro.

Junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o convênio  assinado no valor R$ 3,300.716,43 vai realizar o piçarramento, embueiramento e construção de passagens molhadas ao longo do percurso.

Para prestigiar a festa e firmar essas parcerias, estiveram presentes o Secretário da SARA, Aldo Santos, o Secretário de Agricultura Familiar, José Claudio e o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque.