MST realiza 2ª Semana de Cultura, Lazer e Reforma Agrária no povoado Ouricuri

Da Página do MST

Neste próximo fim de semana, entre os dias 23 e 24 de novembro, acontece no povoado Ouricuri, em Atalaia (AL), a 2ª Semana de Cultura, Lazer e Reforma Agrária.

A atividade organizada pelos trabalhadores rurais assentados e acampados da região contará com oficinas, apresentações culturais, torneio de futebol e o já tradicional Bingo da Reforma Agrária.

“Além de ser um espaço para incentivar a prática do esporte e da arte, a 2ª Semana de Cultura também é um momento de celebrarmos as conquistas de nossas lutas aqui na região, reunindo os camponeses e os moradores do povoado em uma só festa”, afirmou Maurício Silva, do MST.

Leia mais:
Via Campesina participa do 8° Congresso de Agroecologia, no RS

No sábado (23) as atividades começam com oficinas de reciclagem, artesanato e de capoeira com o Grupo Arte Ligeira do MST Alagoas, abertas a todo o público. Já no domingo (24) o campo do povoado será palco do torneio de futebol com a participação de times de todo o município, além do Bingo da Reforma Agrária a partir das 17h.

Todas as noites a programação será encerrada com shows e apresentações culturais na quadra de esportes do povoado.

A atividade faz parte da mobilização dos agricultores para participarem do 6° Congresso Nacional do MST em 2014.

O município de Atalaia abriga 13 assentamentos e 3 acampamentos organizados pelo MST, onde vivem cerca de 600 famílias. Muitas dessas áreas estão localizadas na massa falida da antiga Usina Ouricuri, onde também fica o povoado com famílias dos antigos empregados da usina.

Desde a chegada dos Sem Terras a região vive uma crescente aliança nas mobilizações por melhorias no local. A melhoria da estrada que dá acesso ao povoado e a construção da Ciranda Infantil Dorcelina Folador, que atende crianças do povoado e dos assentamentos e acampamentos, são alguns exemplos das mudanças que os moradores do povoado protagonizaram junto com os trabalhadores rurais organizados.