Via Campesina participa do 8° Congresso de Agroecologia, no RS

Da Página do MST

Da Página do MST

Na próxima segunda-feira (25) começa o 8° Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), em Porto Alegre (RS). Ao todo, espera-se que mais de 3.500 pessoas participem da atividade, que vai até o dia 28/11. O encontro acontece no campus da PUC.

A Via Campesina, organização que integra diversos movimentos sociais do campo, estará participando com cerca de 250 agricultores, inclusive com atividades organizadas pela própria organização dentro da programação oficial (veja programação completa abaixo).

No dia 26, por exemplo, a Via Campesina organiza uma tertúlia sobre soberania alimentar, às 14h. Já no dia seguinte, às 8h30, João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST, é um dos convidados para falar sobre o tema: É possível pensar em mudança paradigmática na economia? 

E no dia 28, o professor da Unicamp, Carlos Rodrigues Brandão, administra o seminário Educação e Transformação no Campo.

Leonardo Boff é quem realiza a palestra de abertura do congresso no dia 25 com Agroecologia: cuidando da saúde do planeta, que ainda conta com as presenças do governador Tarso Genro e do ministro Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário.

De volta a Porto Alegre

O Congresso Brasileiro de Agroecologia é o maior encontro do setor e está de volta a Porto Alegre, onde ocorreu o primeiro congresso em 2003, depois de fazer um rodízio pelo país – passou por Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Ceará.

Vários outros países também participam do encontro como Estados Unidos, França, Espanha, México, Argentina e Equador.

Entre os painelistas conhecidos mundialmente estão Miguel Altieri, da Universidade de Berkeley, Califórnia, Eduardo Sevilla Gusmán e Manuel Gonzales Navarro, da Espanha, além de Claire Lamine, da França.

Leia mais:
MST realiza 2ª Semana de Cultura, Lazer e Reforma Agrária no povoado Ouricuri
Para intelectual, a luta contra o agronegócio tem que ser internacional