Encontro celebra os 27 anos das escolas do MST no Espírito Santo

Da Página do MST

 

Cerca de 200 educadores e educandos realizaram o 25° Encontro Estadual dos Educadores e Educadores do MST no Centro de Formação Maria Olinda, em São Mateus (ES).

Muita música, bandeiras e animações movimentaram a atividade, que marcou a trajetória de 27 anos das escolas de assentamentos coordenadas pelo MST no estado.

O lema do encontro Educadores do MST/ES: há 27 anos construindo a Pedagogia do Movimento nas Escolas de Assentamento e Acampamentos do ES, respaldou as várias temáticas que foram trabalhadas ao longo dos três dias, entre 21 a 24 de novembro.

A atividade visou principalmente proporcionar aos educadores elementos para compreender e melhorar a prática pedagógica nas escolas.

No primeiro dia João Martins foi o responsável por fazer uma análise da situação econômica e política do mundo e como ela se respalda no Brasil e seu reflexo na educação.

Já no dia seguinte, Francisco José de Souza Rodrigues, da Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação emAlternância do Espírito Santo (RACEFFAES), levou os educadores a refletirem sobre as suas práticas pedagógicas, com a temática do Plano de Estudo: um processo dialético.

No sábado, o companheiro Miles Marcos Gomes Pereira, do Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA), falou sobre a Agroecologia e os desafios colocados à implementação de um outro modo de se fazer agricultura.

Sem Terrinha

Durante o encontro os participantes também realizaram o lançamento do CD Canta Sem Terrinha Capixaba.

Nesse momento, os educandos soltaram a voz e interpretaram as músicas produzidas pelas crianças em oficinas realizadas nas escolas, onde foram produzidas 11 canções.

Mas a emoção maior aconteceu na última noite, com a homenagem a companheiros e companheiras que tiveram um papel significativo no processo histórico de construção das escolas de assentamento no Espírito Santo. 

Foi um momento de reconhecimento dos que dedicaram parte de suas vidas para manter viva a chama de construir uma Pedagogia que promova a emancipação das pessoas.

O 25° Encontro representou um fortalecimento das escolas de assentamentos, alem de sintetizar algumas conquistas, como a elaboração das Diretrizes Estaduais das Escolas de Assentamento e Assentamentos do Espírito Santo.

Agora, os Sem Terra lutam para que o Conselho Estadual de Educação aprove o documento construído ao longo do encontro, e contribua na gravação do CD Canta Sem Terrinha Capixaba e no Encontro Estadual dos Sem Terrinha.