Litoral Norte de Alagoas recebe sua 1ª Feira da Reforma Agrária

Da Página do MST

Na próxima terça (10) e quarta-feira (11), agricultores e agricultoras assentadas da
região do Litoral Norte de Alagoas realizam a 1° Feira da Reforma Agrária em Porto Calvo.

Além da comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, livres de agrotóxicos, a feira também busca mostrar a todos as conquistas da luta pela Reforma Agrária.

A feira acontece na Praça da Prefeitura de Porto Calvo, onde dezenas de camponeses comercializam a preços populares a produção de suas roças.

Leia mais:
Mais de 100 camponeses realizam 4° Feira da Reforma Agrária, no Rio
Violeiros organizam a semana da cultura caipira e camponesa em São Paulo

A venda direta produtor/consumidor resulta numa baixa de preços devido à eliminação do atravessador, que geralmente lucra sobre o agricultor e o consumidor.

“O Brasil é o maior consumidor de agroquímicos do mundo, mas nossa feira contrasta justamente com a posição de que apenas com toneladas de veneno é possível desenvolver a agricultura no Brasil”, afirma Kamila Martins, assistente social do Centro Zumbi.

Para ela, essa mentira está sendo provada ao trazer comida saudável, cultivada sem agrotóxicos, direto das roças para a população consumidora.

Outro objetivo da atividade é ampliar os laços entre campo e cidade. Nesse sentido, na primeira noite do evento acontece uma celebração cultural com a presença de atrações locais e regionais, relembrar a fartura na mesa das famílias trabalhadoras.

A 1° Feira da Reforma Agrária do Litoral Norte é uma realização do Comitê de Assentamentos do Litoral Norte e do Centro de Capacitação Zumbi dos Palmares – ATER/Mata Leste, entidade conveniada com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural na região.